INDICAÇÃO GEOGRÁFICA E MARCAS COLETIVAS PARA A VALORAÇÃO DA BIOECONOMIA DA AMAZÔNIA: DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA STORYTELLING
Indicação geográfica; Marcas coletivas; Bioeconomia; Amazônia; Educação à distância; Storytelling.
O uso inteligente dos recursos da biodiversidade da Amazônia consta como base do presente trabalho que objetivou difundir conhecimento sobre as requisições de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas dos produtos e serviços da bioeconomia da Amazônia relacionados à agricultura, utilizando a metodologia ativa da storytelling. A proposta apresentou como produtos de entregas: um curso de capacitação profissional à distância (ofertado na plataforma e-Campo da Embrapa), voltado à comunidade cientifica, acadêmica, extensão rural, e associações de produtores e extratores; e um videocast, como entrega de material didático (disponibilizado no canal da Embrapa do Youtube), que foi demonstrado a um grupo de pessoas durante o Dia de Campo sobre a Rede Reniva no Estado do Amapá, que reuniu produtores, extensionistas, empresários e autoridades, na Fazenda Asa Branca no município de Tartarugualzinho/AP, além de um grupo de pesquisadores da Embrapa. Ambos utilizados como instrumentos para transferência de tecnologia. Espera-se ainda com este trabalho, compreender a relação entre o ensino-aprendizagem por meio das mediações comunicacionais, além do estímulo ao uso da proposta metodológica ativa do storytelling, para fins de produção de materiais comunicativos inovadores e mais assertivos, capazes de estimular e promover as ações de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação. Dado o exposto, o presente trabalho trata-se de um esforço que associa a comunicação à propriedade intelectual, pautada em uma temática de forte apelo e relevância na atualidade, o qual é a bioeconomia, considerada um dos principais desafios para inovação na Amazônia.