Gestão de conteúdos informacionais nas Instituições Federais de Ensino Superior: um roteiro para implantação de repositórios nas bibliotecas universitárias
Repositório Institucional, Guia de diretrizes, Acesso
Aberto,Divulgação Científica, Produção do Conhecimento
O Repositório Institucional é uma peça-chave para o processo de divulgação
científica, oferecendo novas oportunidades para o compartilhamento da
informação, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, uma que vez que
proporciona visibilidade, armazenamento e a recuperação da informação das
produções científicas das Universidades. Os RI fazem adesão ao movimento de
acesso aberto (Open Access) à informação científica. Além de servir de
sustentabilidade financeira que visa contribuir com a sociedade por meio de apoio
e desenvolvimento de pesquisa. Para que haja uma consolidação de todas as
informaçõesnecessárias para a concretização das atividades desejáveis, garantindo
assim maior assertividade e correção prévia de eventuais problemas, apresenta-se
um Guia de diretrizes de implantaçãode Repositório Institucional nas Bibliotecas
Universitárias. Como técnica de pesquisa, adota-se uma abordagem qualitativa,
utilizando-se de revisão bibliográfica, pesquisa exploratória e levantamento
documental. Realizou-se um levantamento no Diretório Registry of Open Access
Repositories - ROAR das Universidades Federais que possuem RI e que utilizam
o Dspace. Esse Diretório lista todos os Repositórios acadêmicos de acesso aberto,
permite a identificação, navegação e busca de Repositórios, com base em uma
gama de recursos, como localização, software ou tipo de material mantido. Como
estratégia de roteiro há fases importantes, como a construção do Guia de diretrizes,
das minutas das Políticas de Gestão do Repositório Institucional, o Manual do
Usuário, Requisitos de software para implantação de Repositório e Plano de
Comunicação. Apesar dos avanços na implantação dos RI nas Universidades
Federais, verificou-se que ainda existem Bibliotecas que não usam essa ferramenta,
pois das 69 Universidades Federais brasileiras, 34 Instituições possuem RI, ou seja,
cerca de 49% das Instituições, conforme o ROAR. Portanto, tendo como base a
relevância do conhecimento científico produzido no Brasil, o Repositório tem o
papel de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, contribuindo
para produção do conhecimento, pesquisa e ampliação do acesso à produção
intelectual das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES para que a
população conheça o que se tem feito em âmbito acadêmico e científico