Banca de QUALIFICAÇÃO: RUAN DOS SANTOS PEREIRA

DISCENTE: RUAN DOS SANTOS PEREIRA
DATA: 08/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/gzq-astn-jma

A Bioeconomia enquanto Diretriz Estratégica na Política de Inovação das ICTs Públicas da Região Norte: uma Proposta de Reformulação para o IFAP.

Bioeconomia. ICTs públicas. Política de inovação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Diante da atual agenda mundial de sustentabilidade, o desenvolvimento da região amazônica através de diretrizes de ciência, tecnologia e inovação ligadas à bioeconomia torna-se tema relevante. E as ICT´s públicas ganham importância ímpar nesse processo de inovação, seja pelo conhecimento acumulado, seja pelo potencial de criarem produtos ou processos inovadores. Em se tratando de política de inovação, apesar dos potenciais benefícios socioeconômicos que o seguimento de uma diretriz inovativa bioeconômica por parte das ICT´s públicas situadas na região norte do Brasil possa gerar, o MLCTI não contemplou em suas normas qualquer obrigatoriedade desses entes instituírem em suas políticas uma estratégia de gestão com esse perfil. Tomando como ponto de partida esse "gap", este trabalho tem como objetivo investigar a viabilidade de reformulação da atual política de inovação do Instituto Federal do Amapá – IFAP, implementando a bioeconomia enquanto diretriz estratégica. A pesquisa a ser desenvolvida possui objetivos científicos de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualiquantitativa, usando como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, a aplicação de questionário semiestruturado e a realização de oficinas com metodologia participativa. Serão analisados dados relativos à viabilidade de implementação da bioeconomia como diretriz estratégica na política de inovação do IFAP, avaliado o panorama externo do arcabouço normativo em que as ICT´s públicas da região norte se encontram frente ao atual cenário interno da própria instituição. Além disso, serão considerados indicadores administrativos e acadêmicos previamente definidos como tendo potencialidade para influenciar em atividades de competência do NIT. Enquanto resultado, propõe-se a elaboração de relatório técnico conclusivo contendo aspectos favoráveis e contrários a uma futura tomada de decisão da gestão do IFAP relativa à implementação da bioeconomia em sua política de inovação na forma de diretriz estratégica, e que possa, ainda, servir de referencial teórico a iniciativas de mesmo teor por parte das demais ICT´s públicas da região norte.

Externo à Instituição - DALTON CHAVES VILELA JUNIOR - UNAMA
Externo ao Programa - 2093634 - FELIPE MONTEIRO
Presidente - 866.071.542-04 - LUIZA PRESTES DE SOUZA - UEAP
Externo à Instituição - WILLIANS LOPES DE ALMEIDA - IFAP