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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO CARMO LIMA MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO CARMO LIMA MARQUES
DATA: 12/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/gsj-atuh-nbi
TÍTULO:

PROPOSTA DE TERAPIA GAMIFICADA COM APLICATIVO DE JOGO PARA PACIENTES EM ESTÁGIO INICIAL DA  DOENÇA DE ALZHEIMER


PALAVRAS-CHAVES:

Alzheimer. Aplicativo de jogo. Gamificação.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A Doença de Alzheimer (DA) é uma condição neurodegenerativa progressiva que se caracteriza pela deterioração gradual da função cognitiva, especialmente da memória de curto prazo, acompanhada por uma ampla gama de sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais que pioram com o tempo. Além de afetar a memória, a DA compromete a atividade cognitiva, o julgamento e o raciocínio, que são aspectos essenciais do processo mental de percepção.Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo a criação de um aplicativo de jogos gamificados destinados a pacientes em estágios iniciais da doença. O desenvolvimento do trabalho é fundamentado em discussões teóricas, abrangendo temas como a natureza da DA, bem como a utilização de jogos específicos para indivíduos com Alzheimer e sua importância no aprimoramento das capacidades cognitivas.

A metodologia adotada para a elaboração do aplicativo gamificado consiste em duas etapas principais: na primeira etapa, é realizada uma pesquisa abrangente de publicações científicas relacionadas ao tema, incluindo o registro de patentes e a análise de jogos já existentes no mercado. Na segunda etapa, ocorre a avaliação das funcionalidades do aplicativo desenvolvido. O aplicativo será projetado com caracteristicas regionais do  norte do Brasil, proporcionando uma experiência enriquecedora para os residentes locais e para os demais usuários uma oportunidade de conhecer alguns cenários da região. Quanto à disponibilidade, o aplicativo será  desenvolvido para a plataforma Android . No aspecto científico, espera-se que o artigo, a pesquisa e o aplicativo de jogo gamificados contribuam para a terapia de pessoas que têm a doença de Alzheimer, de forma a oferecer apoio tanto a profissionais de saúde quanto a cuidadores e familiares, especialmente no que diz respeito ao aspecto cognitivo dos pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2814115 - ROBSON ANTONIO TAVARES COSTA
Interno - 2063153 - SHEILA TRICIA GUEDES PASTANA
Externo à Instituição - VICTOR HUGO GOMES SALES - IFAP
Externo à Instituição - WILLIANS LOPES DE ALMEIDA - IFAP
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 09:32
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