Banca de DEFESA: JOCIANE DOS SANTOS SOUZA

DISCENTE: JOCIANE DOS SANTOS SOUZA
DATA: 04/07/2023
LOCAL: Online

O ENSINO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO

Projeto Pedagógico de Curso; Ensino sobre Propriedade Intelectual; Inovação Tecnológica.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As universidades vêm sendo estimuladas a participarem ativamente como atores centrais no Sistema Nacional de Inovação. Porém, algumas instituições ainda encontram dificuldades para consolidar a cultura de inovação tecnológica devido à falta de conhecimento sobre o assunto ou o domínio dos processos inovadores. Neste contexto, como promover o conhecimento na área de Propriedade Intelectual, de modo a fomentar o desenvolvimento da Cultura de Inovação Tecnológica? Para responder este questionamento foi realizado um diagnóstico do atual cenário do ensino sobre Propriedade Intelectual (PI) nas Universidades Federais da Região Norte do Brasil, a partir da análise de Projetos Pedagógicos de Curso, assim como a análise da importância deste ensino para estimular o conhecimento e formação acadêmica, com viés no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza aplicada e com abordagem qualitativa exploratória. Os resultados demonstraram que o ensino da temática, em todas as instituições estudadas, permanece inexpressivo, são raros os cursos que dispõe de conteúdos sobre PI em suas ementas. Conclui-se, portanto, que uma das medidas para ampliar o conhecimento e fortalecer a cultura de inovação tecnológica é normatizar institucionalmente o ensino sobre PI nos cursos de graduação das instituições de ensino superior.

Presidente - 1824695 - GERALDO NEVES DE ALBUQUERQUE MARANHAO
Externo à Instituição - MÁRCIO JOSÉ MOUTINHO DA PONTE - NENHUMA
Interno - 2389020 - WERBESTON DOUGLAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - WILLIANS LOPES DE ALMEIDA - IFAP