Banca de DEFESA: ANDREW HEMERSON GALENO RODRIGUES

DATA: 14/11/2022
LOCAL: Sala de Reunião do Curso de Engenharia Elétrica

Sistema de Gestão de Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual; NIT; Software.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A partir da Lei de Inovação foi instituído o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) no âmbito das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), as quais passaram a ter a obrigatoriedade de instituí-lo. Nas instituições, os NITs têm como objetivo principal promover a inovação preservando a propriedade intelectual. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Inovação, assimsendo foi implementado um sistema para web, utilizando metodologi aágil Extreme Programming. O sistema foi avaliado por gestores dos NITs dos Institutos e Universidades Estaduais e Federais, tendo uma avaliação muito positiva, com conceitos entre “muito” e “extremamente” quando avaliado sobre sua rapidez, facilidade no acesso, interface, funcionalidade, utilidade, satisfação. Também foi considerado bem-sucedido quando avaliado sobre a realização das funções que o sistema se propõe, sendo muito ou extremamente provável sua indicação para futuros usuários a partir dos participantes do processo de avaliação.

Presidente - 1753207 - ALAAN UBAIARA BRITO
Externo à Instituição - JOSIEL MAIMONE DE FIGUEIREDO - UFMT
Interno - 2814115 - ROBSON ANTONIO TAVARES COSTA
Externo à Instituição - WILLIANS LOPES DE ALMEIDA - IFAP