Banca de QUALIFICAÇÃO: IRVIN BENITO ISMANTO MARTOREDJO

LOCAL: BLOCO T - LAB DE INFORMÁTICA

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE PESQUISAS DE MERCÚRIO E MUDANÇAS
FLORESTAIS DECORRENTES DA EXTRAÇÃO MINERAL NA AMAZÔNIA

Região Amazônia, Mercúrio, Contaminação, Degradação florestal, Mineração.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O mercúrio é uma neurotoxina que pode bioacumular nos ecossistemas. A liberação de mercúrio na Amazônia além de ocorrer de modo natural é incrementada por atividades humanas, entre as quais mineração aluvial que é uma das principais fontes de poluição além de causar erosão. Os efluentes que surgem em decorrência de atividades de mineração poluem as bacias hidrográficas próximas. Grande parte da mineração na Amazônia é considerado como Mineração Artesanal de Ouro de Pequena Escala (ASGM), praticada tanto de modo legal quanto ilegalmente. Este estudo tem como objetivo relacionar os pixels espaço-temporais definidos de cobertura florestal degradada com as coordenadas de vários estudos de revisão sistemática sobre contaminação por mercúrio na Amazônia. Nossa hipótese é de que a degradação ambiental causada por atividades da mineração de metais influencia no fluxo de mercúrio elevando a contaminação local além dos níveis permitidos. A elevada mobilização de compostos de mercúrio constitui a ameaça para a vida aquática e o aumento da probabilidade de uma saúde ambiental diminuída pois afetando as populações humanas já socioeconomicamente vulneráveis que vivem primitivamente com dietas ricas em peixes na  Amazônia.

Interno - 2107910 - ALEXANDRO CEZAR FLORENTINO
Interno - 700.536.777-49 - ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA - UNIFAP
Interno - 917.288.352-91 - JÉSSICA CAROLINE EVANGELISTA VILHENA - ANP
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 16:35