Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE DOS SANTOS CONCEIÇÃO

DISCENTE: SOLANGE DOS SANTOS CONCEIÇÃO
DATA: 13/06/2024
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: A AUSÊNCIA DE ENSINO MÉDIO E SEU IMPACTO NO PROJETO DE VIDA DA JUVENTUDE DA COMUNIDADE TAPEREIRA

Educação do Campo. Juventudes. Projeto de Vida.

A presente pesquisa faz a análise das categorias Educação no/do Campo, Juventudes, Território e Projeto de vida, a partir de teóricos como Roseli Caldart, Mônica Molina, Miguel Arroyo, Geraldo Leão, Maria Antunes-Rocha, Helena Abramo, Sergio Dantas, Débora Mendes, dentre outros. Parte da seguinte questão-problema: como a ausência de Ensino Médio impacta no projeto de vida da juventude da comunidade Tapereira? E se desdobra no objetivo geral que é compreender de que forma a ausência de Ensino Médio impacta no projeto de vida da juventude da comunidade Tapereira, bem como nos específicos que são: discutir sobre os conceitos Educação no/do campo, Juventudes e Projeto de vida; identificar o perfil educacional, econômico, de comunicação e mobilidade dos jovens da comunidade Tapereira; averiguar os deslocamentos dos jovens para acessar o Ensino Médio; e entender de que forma a ausência de Ensino Médio impacta no projeto de vida da juventude da comunidade Tapereira. O percurso metodológico aplicado para alcançar os objetivos da pesquisa são: abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, as técnicas e instrumentos de coleta de dados são questionário e entrevista semiestruturada, a análise de conteúdo para tratamento e interpretação dos dados. O locús da pesquisa é a Comunidade do Tapereira localizada na Reserva Extrativista do Rio Cajari, no município de Vitória do Jari/AP, os sujeitos da pesquisa são jovens extrativistas. A pesquisa tem relevância social e educacional, quando trata da educação da juventude do campo; cultural pois averigua os saberes e práticas comunitários que compreende a vida dos jovens e da comunidade e; acadêmica quando amplia o conhecimento a respeito das categorias analisadas no ambiente acadêmico, com possibilidade de aproximar mais a universidade da comunidade.

Presidente - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO