Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA QUARESMA DE CARVALHO

DISCENTE: ADRIANA QUARESMA DE CARVALHO
DATA: 14/06/2024
LOCAL: Bloco I, Sala I4

CUSTOS FAMILIARES COM EDUCAÇÃO SUPERIOR DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ (2021 - 2023)

Educação Superior. Financiamento da Educação Superior. Instituto Federal do Amapá. Custos Familiares

A presente pesquisa aborda a temática de Financiamento da Educação Superior. Tem como objeto de estudo os custos familiares com educação superior de estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O objetivo geral é analisar os custos familiares que os estudantes do Ifap enfrentam para manutenção no ensino superior e suas relações com o orçamento familiar, considerando a redefinição do papel do Estado, a partir das orientações das políticas neoliberais, e suas implicações no financiamento das instituições federais de educação superior. Como base teórico-metodológica, este estudo adota o Materialismo Histórico Dialético (MHD), considerando que os custos familiares relacionados à manutenção da educação superior não devem ser analisados de forma isolada, mas sim como parte integrante de um contexto social amplo, histórico e dialético. Reconhece-se que esses custos estão inseridos em um conjunto de relações sociais contraditórias, muitas vezes determinadas pelos interesses dos grupos hegemônicos. A pesquisa adota a abordagem quanti-qualitativa para uma compreensão mais abrangente e aprofundada do fenômeno em questão.O estudo tem como metodologia a aplicação de questionários aos estudantes regularmente matriculados e cursados o 4º e 6º semestres dos cursos superiores presenciais de Licenciaturas e Bacharelados dos campi: Macapá, Porto Grande e Laranjal do Jari, no período letivo 2023.2 (agosto a dezembro de 2023). Para subsidiar a análise dos dados, examinaremos a Política de Assistência Estudantil do Ifap e seu efeito sobre o orçamento familiar, destacando como essa política auxilia na viabilização da continuidade dos estudantes na educação superior.Para a análise das informações contidas nos questionários, faremos uso de plataforma, por meio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), sendo entendido como software de análise estatística e de tratamento de dados, vocacionado para as Ciências Sociais.

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - BELMIRO GIL CABRITO - NENHUMA
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 08:39