Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA DA SILVA CORRÊA DE SOUZA

DISCENTE: LETÍCIA DA SILVA CORRÊA DE SOUZA
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Bloco I, Sala I4

A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AMAPAENSE E SEUS DISCURSOS DE “QUALIDADE” DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTANA

Políticas Educacionais. Sistemas de Avaliação. Qualidade da Educação.

A pesquisa que se apresenta pelo título “A política de avaliação educacional amapaense e seus discursos de “qualidade” da educação no município de Santana, tem por objetivo principal analisar como a política de avaliação educacional amapaense se apresenta por meio de discursos de “qualidade” da educação no município de Santana. Trata-se da implementação e consolidação da política de avaliação implantada em todos os municípios do estado do Amapá em 2019 para monitorar a aprendizagem dos alunos da educação básica. O sistema que abrange todos os municípios amapaense, incluindo Santana, aplica avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e Fluência Leitora para alunos do segundo, quinto e nono anos do ensino fundamental. Este estudo considerará as categorias da totalidade, historicidade, dialogicidade de forma que se compreenda a totalidade do objeto de estudo, inserido num contexto histórico e social e assim compreender o objeto na sua essência e fazer o percurso dialético, observando as contradições da política implementada e imposta pelo projeto hegemônico do capital. Metodologicamente esta pesquisa se caracteriza numa abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados dar-se-á através de entrevista a professores alfabetizadores da rede municipal de Santana.

Presidente - 1734841 - CASSIA HACK
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE