Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOANY DOS SANTOS HOMOBONO

DISCENTE: ELOANY DOS SANTOS HOMOBONO
DATA: 17/04/2024
LOCAL: Bloco K, Sala 02

MATRICULOU, INCLUIU! SERÁ MESMO?: análise das políticas de acesso, permanência e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio da Rede Estadual de Macapá-Amapá

Políticas Educacionais. Educação Especial. Acesso e permanência. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva.

A pesquisa aqui desenvolvida trata das Políticas Educacionais no âmbito da Educação Especial em defesa da Educação Inclusiva, com o recorte para o Transtorno do Espectro Autista. Por ter como fundamento teórico-metodológico o Materialismo Histórico-Dialético, a discussão envolve temas que cristalizam o processo de formulação e implementação das políticas educacionais direcionadas para o público-alvo da Educação Especial como campo de disputa em que o conflito de interesses é marcado pela luta de classes, privatização e sucateamento da Educação. Assim, compreender como são formuladas e implementadas as políticas de acesso e permanência de alunos com TEA caracteriza o principal debate dessa pesquisa, tendo como objetivo geral a análise das categorias acesso e permanência nas políticas educacionais e como estas favorecem a inclusão de estudantes com TEA em uma escola de Ensino Médio na cidade de Macapá; e como objetivos específicos: a) identificar a abordagem das categorias acesso e permanência nos documentos sobre a Educação Especial; b) explicar de que forma o acesso e permanência contribuem para a inclusão de estudantes com TEA no ambiente escolar e; c) entender como acontece a inclusão de estudantes com TEA no contexto do ensino médio da Rede Estadual de Macapá, levando em consideração as perspectivas dos próprios alunos com TEA. Para tanto, a técnica para coleta de dados se utiliza da entrevista semiestruturada com alunos autistas regularmente matriculados na Rede Estadual, além da análise de documentos que tratam da Educação Especial na perspectiva inclusiva. As entrevistas, que também podem acontecer em forma de grupo focal, serão transcritas e passarão por tratamento e análise a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016; Franco, 2005). No tratamento dos documentos oficiais, se destacam a Análise Documental (Shiroma; Campos; Evangelista, 2004; Evangelista, 2012) e a Abordagem do Ciclo de Políticas (Bowe; Ball; Gold, 1992; Mainardes, 2006; 2018). Além disso, dentre os autores utilizados como embasamento teórico estão Schneider (2014), Mészáros (2008), Saviani (2011), Martins (2013), Pires (1997), Engels e Marx (1999; 2008), Paulo Netto (2011); Morosini (2021) Zanardini (2007), Witeze e Silva (2016), Althusser (1970); bem como os documentos legais como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Brasil, 1996), Constituição Federal (Brasil, 1988), o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), entre outros.

Presidente - 1734841 - CASSIA HACK
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES