Notícias

Banca de DEFESA: LEONOR BARBOSA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONOR BARBOSA ROCHA
DATA: 04/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório CEPA
TÍTULO:

O MITO DA (IN)DISCIPLINA NA CULTURA ESCOLAR: PROCESSOS SOCIALIZADORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA CIVIL MILITARIZADA DE MACAPÁ-AP (2021-2023)



PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Escolar. Militarização. Disciplina. Indisciplina. Macapá.



PÁGINAS: 262
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa versa sobre a Cultura Escolar com foco específico na questão disciplinar na Educação básica, observada em uma escola pública que foi militarizada. O objetivo geral é Analisar de que maneira os processos socializadores (in)disciplinares se revelam na cultura escolar de jovens estudantes da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, no período de 2021 a 2023. Como objetivos específicos o trabalho procura: 1. Refletir sobre a Cultura escolar híbrida no contexto neoliberal e neoconservador, a partir dos processos socializadores contemporâneos. 2. Compreender, sob o contexto de militarização escolar na Amazônia amapaense, a Cultura escolar na Educação Básica, a partir dos processos de universalização, neoconservadorismo e (in)disciplina escolar adjacentes ao discurso de falência da escola pública. 3. Analisar a cultura escolar, a partir dos processos socializadores (in)disciplinares de jovens estudantes da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, no período de 2021 a 2023. O problema de pesquisa consiste na seguinte pergunta: de que maneira os processos socializadores (in)disciplinares se revelam na cultura escolar de jovens estudantes da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, no período de 2021 a 2023? As categorias analíticas escolhidas para a análise do objeto são: Processos Socializadores; Gerencialismo, Disciplina e Neoconservadorismo. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa Etnográfica (GEERTZ, 1978), de abordagem qualitativa (MINAYO, 1994) combinada com Estudo de Caso. O locus da pesquisa é a Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral. Trata-se de uma instituição escolar pública que foi militarizada no ano de 2017, a qual está situada na zona Norte da cidade de Macapá, no estado do Amapá. Os resultados apontam para a efetividade de uma cultura escolar militarizada, que busca inculcar nos estudantes a materialização de processos socializadores verticais e hierárquicos na perspectiva da cultura disciplinar militar, porém, em essência, os alunos, especialmente no que concerne aos seus hábitus, mesmo parecendo aprisionadas no âmbito do espaço escolar, contraditoriamente, encontram formas de burlar as regras formais, o que pode denotar, por um lado que a matriz que se pretende impor não funciona de modo absoluto, e por outro, que, teoricamente, a força do hibridismo cultural pode ser maior que a tentativa de padronização de comportamentos e condutas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Externo à Instituição - JUSSARA MARQUES DE MACEDO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 14/03/2024 20:19
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1