Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE PELAES DAMASCENO

DATA: 15/01/2024
LOCAL: AUDITÓRIO CEPA

VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AS CRIANÇAS

Violência Sexual. Infância. Prática pedagógica.

O presente estudo encontra-se no campo de discussões das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação intercultural e emancipatória para formação educativa e preventiva da violência sexual para as crianças, pois compreende-se que tal violação na infância é um fenômeno complexo e multifacetado, com raízes profundas na história e nas práticas culturais de diferentes sociedades, perpassando por posições de exclusões dos corpos infantis. A questão norteadora busca investigar de que forma a professora desenvolve as práticas pedagógicas acerca da violência sexual com as crianças, no sentido de trabalhar conceitos, formação, informação e ações de proteção resguardando os seus direitos na infância? Assim, objetiva-se compreender o desenvolvimento de práticas pedagógicas com o foco da violência sexual na infância, no sentido do trabalho para apreender os conceitos, formação, informação e ações de proteção no cumprimento dos direitos das crianças. Tem com objetivos específicos: descrever a epistemologia da prática intercultural e emancipatória que aborda a discussão da sexualidade e violência sexual na perspectiva da infância; caracterizar as estratégias de ensino utilizadas pela professora em relação ao trabalho sobre violência sexual na infância e averiguar como as práticas pedagógicas discutem sobre a proteção dos direitos da criança, entre eles o direito ao respeito e dignidade. Para tanto, a metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, de acordo com Denzin e Lincon (2006), Minayo (2001), sendo um estudo de caso fundamentado em Yin (2001), por se tratar de uma investigação profunda e sistemática de uma instância específica. Os instrumentos de coleta de dados estarão alicerçados nas 3 (três) fontes de evidências propostas por Yin (2001) sendo: A documentação, artefatos físicos e observação direta, mais notas de campo para complementação. O locus de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Roraima. Os participantes envolvem a professora de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental e 23 alunos. O tratamento dos dados será realizado por meio da Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977), respeitando-se os devidos princípios éticos da pesquisa. Assim, com esse estudo, espera-se contribuir na formação de crianças e adultos acerca da temática da violência sexual, apresentando estratégias de autoproteção, de forma mais lúdica, interessante e de acordo com o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Presidente - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - MÁRCIO DE OLIVEIRA - UFAM
Notícia cadastrada em: 08/01/2024 14:47