Banca de DEFESA: LUCAS BORGES DE LIMA

DISCENTE: LUCAS BORGES DE LIMA
DATA: 11/12/2023
LOCAL: PPGED/ICED/UFPA

OS SENTIDOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR DENTRO DO SISTEMA ARCU-SUL DO MERCOSUL EDUCATIVO: O QUE REVELAM AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO?

Educação Superior; Internacionalização; Sistema ARCU-SUL; Mercosul Educativo; Diretrizes de Avaliação.

O presente estudo enfoca o papel da internacionalização da educação superior, no
contexto do sistema ARCU-SUL do MERCOSUL Educativo, especialmente, a acreditação de diplomas de curso superior. O tema da Avaliação tem alcançado ressonância nas sociedades científicas internacionais, em especial na União Europeia, Caribe e América Latina. A discussão tem centralidade no modelo de rede Latino-americana, notadamente, a Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA), no âmbito do Mercosul. O estudo direciona-se ao Sistema de Acreditação de Cursos Universitários do MERCOSUL (ARCU-SUL). A questão central do estudo buscou responder como os processos de Avaliação instituídos pelo Sistema ARCU- SUL se articulam, com vistas às políticas de internacionalização por dentro do sistema. E teve, como questões norteadoras: a) Como se dá o percurso dos processos de avaliação instituídos pelo Sistema ARCU-SUL e a articulação com as políticas de internacionalização da Educação via MERCOSUL educativo?; b) O que revelam as diretrizes do Sistema de Avaliação e reconhecimento da qualidade da Educação Superior via RANA, nos países que integram o MERCOSUL Educativo?; c) Que pontos positivos e/ou negativos foram percebidos a partir da adoção de um conceito, ou mais, de internacionalização, por dentro do Sistema ARCU-SUL, vinculado ao MERCOSUL Educativo? Para responder a essas questões, traçou-se o objetivo geral de analisar os sentidos da internacionalização da Educação Superior no contexto do Sistema ARCU-SUL, do MERCOSUL Educativo, no período de 2014 a 2022. E como objetivos específicos delineou-se: a) Descrever o percurso dos processos de Avaliação instituídos pelo Sistema ARCU-SUL e a articulação com as políticas de internacionalização do MERCOSUL Educativo; b) Analisar as diretrizes do sistema de Avaliação dos processos submetidos para o devido reconhecimento da qualidade da Educação Superior, obtidos nos países que integram o MERCOSUL Educativo, no período de 2014 a 2022; c) Que pontos positivos e/ou negativos foram percebidos a partir da adoção de um conceito, ou mais, de internacionalização, por dentro do Sistema ARCU-SUL, vinculados ao MERCOSUL Educativo? O método escolhido foi uma análise a partir do Materialismo Histórico Dialético, precisamente, uma leitura crítica, apresentada por Saviani (2003), propiciou conhecer a dinâmica do Processo de Acreditação dos cursos superiores no contexto do ARCU-SUL, do Mercosul Educativo. Conclui-se o estudo com evidências e reflexões sobre o pensar e o fazer das Universidades, especialmente, quando se diz que a internacionalização nas universidades deve estar presente na missão e nos objetivos de cada instituição. Isso significa que ela precisa fazer parte das estratégias de desenvolvimento dessas instituições de ensino superior, pois esses elementos contribuem para se alcançar a qualidade, a excelência e a relevância que são exigidos das Universidades, pela sociedade. Para que as universidades latino-americanas possam ter acesso à internacionalização em igualdade de condições com os países desenvolvidos, é necessário o fortalecimento do Ensino Superior nacional e da Educação Básica.

Presidente - 2206638 - MARGARETH DA SILVA GUERRA
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA
Interno - 1017221 - NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 10:04