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Banca de DEFESA: VERA LUCIA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERA LUCIA FERREIRA DA SILVA
DATA: 10/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: BLOCO K, SALA 1
TÍTULO:

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA A EJA NO BRASIL E SUAS INTERSEÇÕES COM A AGENDA INTERNACIONAL 2030


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos; Política de Educação; Agenda Internacional; Agenda 2030; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O tema desta Dissertação é a política educacional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas interseções com a Agenda internacional 2030, e partiu do seguinte problema: de que forma a política educacional para a Educação de Jovens e Adultos vem se aproximando e reproduzindo as orientações advindas da Agenda Internacional 2030, considerando as metas 4.4 e 4.6, que propõem, respectivamente, a formação para a competência técnica e profissional e o combate ao analfabetismo? O objetivo geral é analisar a política educacional para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil no período de 2015 a 2022, destacando suas interseções com a Agenda Internacional 2030. Diante disso, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: perscrutar a conjuntura histórica, política e econômica em que se assentam as agendas internacionais para a Educação e sua relação com o Brasil nas últimas três décadas; mapear os documentos oficiais vigentes no período de 2015 a 2022, os quais direcionam a política educativa para a EJA no Brasil, no sentido de destacar suas interseções com a Agenda 2030; e confrontar as recomendações presentes nas metas 4.4 e 4.6 da Agenda 2030 com o cenário das ações desenvolvidas para a EJA, a partir de dados oficiais publicados sobre a alfabetização e a integração da EJA com a Educação Profissional. Quanto aos fundamentos teórico-metodológicos é uma pesquisa do tipo Exploratória e Documental, embasada pelo método Materialismo Histórico-Dialético. A técnica usada para a interpretação do corpus da pesquisa foi a Análise do Conteúdo de Laurence Bardin e como resultados, o estudo revelou que a política educacional para a EJA no Brasil está fortemente alinhada às orientações advindas da Agenda Internacional 2030. Esse alinhamento confirma-se nos principais documentos nacionais orientadores da política para a EJA, não apenas pelo uso dos mesmos termos ou termos correlatos, mas também pela reprodução da mesma lógica global que subordina a educação brasileira, neste caso a EJA, à padrões importados. No que tange ao alcance das metas 4.4 e 4.6 da Agenda 2030, constatou-se que, mesmo faltando pouco mais de seis anos para o término de sua vigência, os dados estatísticos apontam que a sua concretização, possivelmente, será postergada para a próxima agenda, e do mesmo modo para o próximo PNE, considerando o seu alinhamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 09:42
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