Banca de DEFESA: NELIANE ALVES DE FREITAS

DISCENTE: NELIANE ALVES DE FREITAS
DATA: 08/11/2023
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

É UMA QUESTÃO DE PELE, É UMA QUESTÃO DE COR, CURIAÚ MOSTRA TUA CARA!”: A IDENTIDADE CULTURAL E INSTITUCIONAL DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO

Quilombo do Cria-ú; Projeto Curiaú Mostra Tua Cara; Educação Escolar Quilombola; Descolonização do Currículo; Gamificação.

A presente Dissertação: “É UMA QUESTÃO DE PELE, É UMA QUESTÃO DE COR, CURIAÚ MOSTRA TUA CARA!: A IDENTIDADE CULTURAL E INSTITUCIONAL DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO” objetiva investigar as circunstâncias que deram origem ao Projeto “Curiaú Mostra Tua Cara” e como ele vem sendo interpretado e executado pela escola através da ótica da gestão escolar, equipe de projetos e dos professores dos componentes curriculares de História, Artes, Literatura, Ensino Religioso e Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental. Outrossim, observar como está ocorrendo a implementação da legislação antirracismo na EQE José Bonifácio a partir da implementação da Lei n. 10.639/03 e a Resolução n. 08/2012. O estudo consiste em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e os dados foram colhidos através de observação, entrevistas semiestruturadas, questionários, cadernos de planejamento e ofícios. Os resultados apontam para o esforço coletivo escolar na garantia de um currículo afrorreferenciado; no entanto, o seu desempenho tem esbarrado em alguns problemas históricos como a falta de engajamento por parte de alguns professores nas ações do projeto durante o ano letivo, a falta de recurso financeiro para arcar com as despesas do projeto, o que tem ficado a cargo da equipe de projetos. Além disso, a rotatividade de professores tem implicado na efetivação de um currículo afrorreferenciado. Dialogamos sobre a gamificação como estratégia metodológica para que os professores possam aliar a base tecnológica à educação escolar quilombola e, por fim, a indicação da construção de um recurso didático-pedagógico sobre o projeto em tela como possibilidade de familiaridade com a identidade do quilombo para os professores recémchegados e para toda a comunidade escolar, colaborando na proteção dos saberes tradicionais na escola com o intuito de desenvolver a garantia da identidade da cultura afrodescendente com ênfase.

Interno - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Externo à Instituição - CICERA NUNES - URCA