Banca de DEFESA: JESSE MARTINS CARDOSO

DISCENTE: JESSE MARTINS CARDOSO
DATA: 30/10/2023
LOCAL: DPG, Sala 03

Cultura psicanalítica evangélica no divã: análise do hibridismo cultural ao lado de egressos de uma escola evangélica de psicanálise

Educação; Psicanálise; Cultura evangélica brasileira; Hibridismo Cultural

A pesquisa tem como objetivo analisar o modo como os egressos do curso de formação em psicanálise oferecido pela Associação Evangélica de Psicanalistas do Espírito Santo (AEP-ES) se posicionam ou analisam a interface existente entre religião cristã evangélica e as teorias psicanalíticas. E como objetivos específicos, o estudo busca questionar as metodologias de ensino utilizadas pela AEP-ES em seus cursos de formação em comparação com o ensino acadêmico da psicanálise, por fim, compreender os impactos da formação evangélica psicanalítica na atuação desses profissionais. A pesquisa conta com a participação de 05 (cinco) egressos da escola, indivíduos que concluíram sua formação há mais de dois anos. O aporte teórico se fundamenta na tese de Carvalho (2007) e nos artigos de Duarte & Carvalho (2005) para compreensão da relação existente entre o estudo da psicanálise e movimento evangélico brasileiro. Nossa leitura acerca do fenômeno cultural e educacional existente na AEP é discutida dentro do conceito de hibridismo cultural de Canclini (2011) e Burke (2016). Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e que seguirá os procedimentos metodológicas da formativapesquisa, utilizará a técnica de entrevista dividida em 03 (três) fases para coleta de dados e análise temática para compreensão e interpretação dos dados. Buscamos, como resultado, compreender o posicionamento dos egressos e os impactos dessa formação em suas vivências profissionais e perspectivas de mundo. Os exercícios de deslocamento de consciência realizados nas fases de entrevistas possibilitarão aos participantes repensarem e realizarem uma auto avaliação acerca de seus processos formativos em psicanálise clínica sendo estes produtos da pesquisa aplicados às suas experiências de vida e atuações profissionais. Por fim, concluímos que cada um dos egressos dentro de suas lógicas e limites de compreensão tem consciência de que a AEP tem como proposta de ensino a profusão de uma psicanálise cuja cultura evangélica e a teologia tenham protagonismo diante da psicanálise clássica freudiana e que tal modelo de hibridismo cultural reverbera em impactos positivos e negativos em suas formações e práticas profissionais.

Interno - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DE MELO MAGALHÃES - UEPB