Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONOR BARBOSA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONOR BARBOSA ROCHA
DATA: 14/07/2023
HORA: 09:30
LOCAL: BLOCO K, SALA 1
TÍTULO:

O MITO DA (IN) DISCIPLINA NA CULTURA ESCOLAR: processos socializadores em uma escola pública civil militarizada do estado do Amapá -AP (2021-2023)



PALAVRAS-CHAVES:

Cultura; Cultura Escolar; Processos Socializadores; Disciplina/Indisciplina; Militarização Escolar.



PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa versa sobre Cultura Escolar com foco específico na questão disciplinar na Educação básica. O objetivo geral é analisar a cultura escolar de unidade civil que foi militarizada centrando-se nos seus aspectos disciplinares e destacando-se os processos socializadores refletidos nas condutas e comportamentos discentes de uma escola pública civil militarizada e localizada em Macapá, no estado do Amapá, no ano de 2017. Como objetivos específicos o trabalho procura: 1. Refletir sobre cultura escolar a partir dos processos socializadores presentes na literatura denominados de hibridismo sociocultural (SETTON, 2009; GARCIA-CANCLINI, 2011), mas situados sob o contexto neoliberal e neoconservador da contemporaneidade; 2. Compreender a cultura disciplinar, a partir do processo de universalização da Educação Básica e do discurso da falência da escola pública no contexto da Amazônia amapaense; e, 3. Analisar a cultura disciplinar, discutindo os processos socializadores refletidos na conduta, na formação do indivíduo, discente de uma escola pública civil militarizada localizada no estado do Amapá, no período de 2021 a 2023. O problema de pesquisa consiste na seguinte pergunta: à luz do processo de militarização de escolas públicas civis que vem ocorrendo no Brasil e dos processos socializadores refletidos na conduta e comportamentos discentes decorrentes da militarização, como passou a se constituir a cultura disciplinar de jovens estudantes de uma escola pública civil militarizada em Macapá, no estado do Amapá, no período de 2021 a 2023? As categorias de análises escolhidas para a análise do objeto foram: Cultura; Cultura Escolar; Processos Socializadores; Disciplina/Indisciplina; Militarização Escolar. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa Etnográfica (GEERTZ, 1978), de abordagem qualitativa (MINAYO, 1994)) combinada com Estudo de Caso. O locus da pesquisa é uma escola pública que foi militarizada no ano de 2017, a qual está situada na zona Norte da cidade de Macapá, no estado do Amapá. Os resultados preliminares apontam, sob um ponto de vista imediato, para a efetividade de uma cultura escolar militarizada, que busca inculcar nos estudantes a materialização de processos socializadores verticais e hierárquicos na perspectiva da cultura disciplinar militar, porém, em essência, os alunos, especialmente no que concerne aos seus hábitus, mesmo parecendo aprisionadas no âmbito do espaço escolar, contraditoriamente, encontram formas de burlar as regras formais, o que pode denotar, por um lado que se encontram  libertos de uma matriz que se pretende impor, e por outro, que, teoricamente, a força do hibridismo cultural pode ser maior que a tentativa de padronização de comportamentos e condutas. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 07:46
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1