Notícias

Banca de DEFESA: BIANCA NASCIMENTO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 17/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório CEPA
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E O “NOVO” PERFIL DOCENTE NO BRASIL: análise dos tensionamentos em torno da BNC-Formação



PALAVRAS-CHAVES:

BNC-Formação. Currículo. Formação.



PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalho tem como finalidade analisar as implicações da implantação da Base Nacional de Formação de Professores- BNC-Formação. Buscamos analisar o que dizem as cartas de repúdio produzidas por entidades educacionais brasileiras sobre a criação diante do “novo perfil” dos docentes por meio da BNC-Formação. A metodologia utilizada neste trabalho foi a análise documental, fundamentada no método dialético e análise do discurso. Para a fundamentação da discursão deste trabalho utilizamos autores com: Avelar (2019), Harvey (2005), Laval (2018), Shiroma e Evangelista (2007), (2014) dentre outros autores que discutem a política educacional, a formação de professores e o currículo. De acordo com a pesquisa percebemos que as mudanças impostas pela BNC-Formação nos traz uma grande limitação para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, colaborando assim para uma formação mecanizada para atender o capital, cabe uma prática libertadora que emancipe e que não colabore para o esvaziamento do pensamento crítico em nossa sociedade, haja vista que a BNC-Formação faz parte de uma limitação macro da BNCC empregada nos currículos da educação básica, bem como a necessidade de ampliação de debate sobre as políticas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Externo à Instituição - SALOMÃO ANTONIO MUFARREJ HAGE - UFPA
Notícia cadastrada em: 04/07/2023 10:45
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1