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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILE CANTUARIA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMILE CANTUARIA DE SOUZA
DATA: 30/06/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório CEPA
TÍTULO:

O CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA REDE ESTADUAL AMAPAENSE



PALAVRAS-CHAVES:

Política de Valorização dos profissionais da educação, Política de Formação, Formação Continuada de professores, Qualidade da Educação, Empresariamento da educação.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa objetiva analisar as contradições político-ideológicas nas ações desenvolvidas pelo Centro de Valorização da Educação (CVEDUC) enquanto Política de Valorização dos profissionais da educação da rede estadual amapaense que se configura, aparentemente, como espaço de Formação Continuada. As questões que norteiam o estudo são: a) O que motivou e fundamentou a implantação do CVEDUC no contexto de uma Política de valorização educacional? b)? Qual a inter-relação instituída entre Valorização dos profissionais da educação e Formação Continuada? c) Quê mudanças e tendências nas Políticas de Formação Continuada repercutem em âmbito estadual?  d) Como são concebidas e desenvolvidas as Políticas de Valorização e Formação Continuada dos profissionais da educação no CVEDUC? e) Há valorização no processo de formação continuada disponibilizado aos profissionais da educação? Como objetivos específicos, pretende-se: 1. Compreender a conjuntura e perspectivas da Valorização dos profissionais da educação no contexto das ingerências de Organizações Internacionais e empresariais, em um cenário de transformações socioeconômicas e educacionais, em âmbito nacional e local; 2. Discutir as influências privatistas, mudanças e tendências na Política de Formação Continuada nacionalmente e suas repercussões no estado do Amapá; 3. Analisar o processo de criação, concepções e ações desenvolvidas no CVEDUC, buscando identificar possíveis contradições entre o idealizado e o materializado a fim de evidenciar se a instituição, em sua essência, valoriza os profissionais da educação amapaense; e 4. Demonstrar como são concebidas e executadas as Formações Continuadas dos servidores da educação no CVEDUC e sua inter-relação com a Valorização dos profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cuja perspectiva teórico-metodológica compreende que a investigação de qualquer fenômeno constituído em uma sociedade estruturalmente antagônica deve considerar suas relações históricas e conjunturais.Na perspectiva dialética adotada, o ser humano é entendido como ser social e histórico que cria e transforma a realidade. Assim, torna-se basilar compreender o fenômeno em sua essência, considerando suas múltiplas dimensões e movimentos na realidade. Nesse sentido, as Políticas de Valorização dos profissionais da educação e de Formação Continuada vigentes são aqui consideradas como produtos das transformações socioeconômicas globais que reverberam em âmbito nacional/local. Portanto, busca-se analisar a constituição e ações desenvolvidas no CVEDUC enquanto Política de Valorização dos profissionais da educação amapaense para além de sua aparência. Inicialmente os procedimentos ocorrerão por meio de consulta bibliográfica visando possibilitar maior domínio e fundamentação do arcabouço teórico sobre a temática. Do mesmo modo, também se efetuará a pesquisa documental (EVANGELISTA, 2009) a fim de subsidiar o conhecimento material e formal do objeto investigado. Por fim, será realizada a Pesquisa de Campo mediante entrevista semiestruturada não diretiva (THIOLLENT, 1987), com os seguintes sujeitos: Coordenadoria de Recursos Humanos – CRH/SEED (CVEDUC), Gerência do Núcleo de Formação Continuada (NUFOC/SEED), Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais (SAPE/SEED), Representante da direção do Sindicato dos Profissionais da Educação do Amapá (SINSEPEAP) e determinada amostragem de professores. Abrange o corpus da pesquisa: 1- As respostas dos sujeitos a serem coletadas por meio das entrevistas; 2- Decreto nº 2.856/2018-GEA de constituição do CVEDUC, 3- Portaria nº 118/2022-SEED, que instituiu a Política de Formação Continuada do Amapá. As categorias analíticas previamente selecionadas foram: Valorização dos profissionais da educação, Formação Continuada e Qualidade da Educação. As subcategorias são: Capital Humano, Empresariamento da Educação e Gestão por Resultados. Como perspectiva teórico-analítica a ser adotada, optou-se pelo enfoque discursivo, cuja centralidade interpretativa compreende o discurso como prática política e ideológica, considerando que ambas não são independentes uma da outra (FAIRCLOUGH, 2001).



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 07:50
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