Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RODRIGUES PANTOJA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO RODRIGUES PANTOJA JÚNIOR
DATA: 22/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório CEPA
TÍTULO:

TRABALHO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA DE COVID-19: O debate e a produção de normativas educacionais em Portel-PA (2020-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho docente; COVID-19; Normativas Educacionais; Sistema Municipal de Ensino de Portel-PA (SMEP); Educação Básica.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa tem como temática o trabalho docente e objetiva analisar - a partir do Materialismo Histórico e Dialético (MHD) - o debate ocorrido e as normativas educacionais direcionadas ao labor de professoras e de professores da Educação Básica em meio a pandemia de Covid-19 no Sistema Municipal de Ensino de Portel-PA (SMEP) entre os anos de 2020 a 2022. Para tanto, o estudo se dará em torno do seguinte problema de pesquisa: como se constituiu o debate em torno do trabalho docente no Município de Portel, no contexto de pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022? A partir desta indagação outras questões orientadoras são necessárias, a saber: Quais as entidades sociais e governamentais representativas tiveram vez e voz nos debates? Quais foram os principais interesses/instrumentos orientadores do debate? Quais foram os principais pontos divergentes e convergentes do debate sobre o trabalho docente? Quais normativas foram constituídas e quais as orientações ao trabalho docente foram consolidadas? A forma de abordagem será a pesquisa qualitativa, com uso do aporte da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Como resultado preliminar, a pesquisa tem mostrado que o debate em torno do trabalho docente na pandemia tem se pautado em interesses econômicos da classe dominante, que tem na figura do Estado seu principal aliado. Em outras palavras, o Estado tem por meio da produção e implementação das políticas educacionais direcionadas ao trabalho docente contribuído para reforçar a precarização de seu trabalho, intensificar sua atuação laboral e provocar adoecimentos em professoras e em professores da Educação Básica, especialmente, no contexto de pandemia de Covid-19.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - OLGAISES CABRAL MAUES - UFPA
Presidente - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 02/06/2023 11:45
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1