Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA PATRICIA PAIVA DE ALCÂNTARA

DISCENTE: ELISA PATRICIA PAIVA DE ALCÂNTARA
DATA: 15/06/2023
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

A GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA, NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MACAPÁ-AP (2019–2022)

Gestão do Trabalho Docente; Política Colaborativa; Programa Criança Alfabetizada; Política Educacional.

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a gestão do trabalho docente, no âmbito do Programa Criança Alfabetizada (PCA), na rede de ensino municipal de Macapá – AP, no período de 2019 a 2022. Parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais, com foco nos resultados das avaliações, têm modificado o processo de produção pedagógica sob a promessa de melhoria nos índices educacionais. Nesse sentido, o professor e a escola passam a ser responsabilizados pela melhoria da qualidade da educação, não a qualidade socialmente referenciada, mas a qualidade baseada em evidências. Sendo assim, traz-se como problema de pesquisa: como se configura a gestão do trabalho docente no Programa Criança Alfabetizada, na rede de ensino pública do munícipio de Macapá – AP, no período que compreende os anos de 2019 a 2022? Para responder ao referido questionamento, traça-se como objetivos específicos: discutir o processo de implementação da Política Colaborativa no estado do Amapá, a partir da institucionalização do Regime de Colaboração da educação, no contexto de inserção das políticas neoliberais e da contrarreforma do Estado; analisar a gestão do trabalho docente na tessitura do Programa Criança Alfabetizada; identificar as ações do Programa Criança Alfabetizada que reverberam na regulação do trabalho docente, no que tange à avaliação da aprendizagem, à concepção de qualidade e aos indicadores educacionais. Epistemologicamente, a pesquisa se fundamenta no materialismo histórico-dialético, que busca, a partir de um conhecimento sobre a realidade social, compreendê-la em seus aspectos mais gerais e essenciais, nas suas determinações históricas e sociais. Dessa forma, para a compreensão do objeto em sua totalidade, utilizar-se-á como procedimento metodológico a análise documental, com referência em Evangelista (2009), que compreende o documento como representação da forma de pensar de um dado momento histórico. Como tipo de pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo, que, segundo Minayo e Gomes (2008), permite a aproximação do pesquisador com a realidade e a interação com os sujeitos da pesquisa, com a qual elaborou uma problemática. Para isso, selecionar-se-á escolas da rede municipal de Ensino de Macapá, que tenham obtido os maiores e os menores índices nas avaliações do PCA. Após a seleção das escolas, buscar-se-ão os professores alfabetizadores, que atuam nas turmas de 2o Ano do Ensino Fundamental. Para a obtenção dos dados da pesquisa, usar-se-á a entrevista do tipo semiestruturada, com referência em Minayo e Gomes (2008), que permite a formulação de novas perguntas, a partir das respostas dos sujeitos entrevistados. Assim, a análise dos dados das entrevistas se efetuará por meio da Análise de Conteúdo, baseada em Bardin (2011), que permite a compreensão dos significados e dos sentidos, para além do que está escrito, abrangendo o que está nas entrelinhas. Os resultados parciais da pesquisa mostram que o estado do Amapá é o primeiro estado da região norte a implementar uma política educacional em Regime de Colaboração entre estado e munícipio, tendo como referência a experiência do estado do Ceará. Sendo assim, o Programa de Aprendizagem do Amapá (PAAP), hoje referenciado como PCA, tem como objetivo a melhoria da aprendizagem dos estudantes amapaenses e elevação dos índices educacionais nas avaliações.

Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Presidente - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 01/06/2023 09:27