Banca de DEFESA: RAIMUNDO DE LIMA BRITO

DATA: 25/05/2023
LOCAL: Sala 02 do Laboratório de Ciências Sociais da UNIFAP

EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o REUNI no Campus Binacional - Oiapoque/AP

Expansão do ensino superior;REUNI; Avaliação política educacionais.

Este estudo se insere no campo da educação superior e seu principal objetivo é analisar a política de reestruturação e expansão da educação superior promovida pela implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, criado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Decreto Nº 6.096 de 24 de abril de 2007, tendo como objeto de estudo demonstrar as repercussões do programa sobre as formas de organização e gestão dos processos das diretrizes educacionais que se estabeleceram no campus binacional – Oiapoque, situado na fronteira Norte do Brasil. Indaga-se como ocorreu a expansão do Ensino Superior com o ideário neoliberal para a educação e seu impacto em área de difícil acesso como no Campus Binacional da universidade Federal do Amapá no município de Oiapoque. Busca-se também refletir sobre o papel do Estado capitalista na implementação das políticas públicas educacionais, destacando as condições de avanços e retrocessos na tríade Ensino pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus Binacional do Oiapoque.  Nos procedimentos metodológicos, a abordagem é do tipo qualitativa, adotando o método epistemológico Histórico- Dialético e a técnica de Estudo de Caso, devidamente sustentado em pesquisa documental e de campo, junto aos lócus cidade de Oiapoque/AP-campus binacional, com aplicação do instrumento de pesquisa Entrevista Semiestruturada, a gestor, docentes, discentes e técnico administrativo. Outras informações, permitiram agregar dados do REUNI quanto a orçamento, execução financeira, contratação de professores e de servidores técnico-administrativos, obras executadas e em andamento. Os resultados apontam para o não cumprimento das metas globais do REUNI pela UNIFAP, em descompasso entre as obras de infraestrutura e a expansão de matrículas e de cursos; preocupação dos docentes com a intensificação do seu trabalho; mudanças na cultura acadêmico – institucional pautada pela lógica mercantil que naturaliza o produtivismo acadêmico.

Presidente - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Interno - 2206638 - MARGARETH DA SILVA GUERRA
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 10:51
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1