Banca de DEFESA: JESSICA DE OLIVEIRA PONTES NOBREGA

DISCENTE: JESSICA DE OLIVEIRA PONTES NOBREGA
DATA: 02/05/2023
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS SANTANA-AP: uma análise sobre a perspectiva da Educação Física na formação dos sujeitos da classe trabalhadora (2016 – 2022)

Ensino Médio Integrado; Formação Profissional e Técnica; Educação Física; Política Educacional

A presente dissertação tem como objetivo geral analisar como a Educação Física está contribuindo para formação de nível médio integrada à educação profissional e técnica ofertada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Santana. Com efeito, percorremos as temáticas relacionadas à formação de nível médio, o mundo do trabalho e a Educação Física, com ênfase no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica, para compreendermos o seu papel dentro da conjuntura política social e econômica subjacentes à própria institucionalização dos Institutos Federais a essa modalidade de ensino. Desse modo, consideramos uma importante reflexão olhar tanto para as políticas educacionais, quanto para as políticas dos Institutos Federais, no intuito de ver as interfaces na formação de nível médio, voltada para os sujeitos da classe trabalhadora, com vistas a atender as expectativas do setor produtivo. Considerando as interferências que a sociedade capitalista traz para o modelo de formação, sob determinações históricas, discutimos como isso repercute no projeto de Educação e, por conseguinte, nos objetivos e delineamentos para Educação Física no âmbito escolar. Com base nas discussões teóricas de Ramos (2008), Frigotto (2006), Carnoy (1987), Manacorda (2007), Freire (2011), Souza e Benites (2021) dentre outros, visualizamos a articulação entre o papel do Estado e a função social da escola. Assim, a pesquisa surge da indagação central que questiona: como se dá a formação de nível médio integrada à educação profissional e técnica ofertada no IFAP – Campus Santana a partir das concepções que orientam a Educação Física? Nosso suporte teórico metodológico se alinha ao materialismo histórico dialético, dado ao contexto no qual se inserem as relações sociais estabelecidas para formação em nível médio integrada à educação profissional e técnica. Para cercar o objeto desta pesquisa, recorremos aos procedimentos de pesquisa documental. Para tanto, analisamos documentos produzidos no IFAP – Campus Santana, no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2022, que foram interpretados por meio da Análise de Conteúdos a partir dos elementos operacionais propostos por Bardin (2016). Os resultados obtidos nessa pesquisa mostraram que a Educação Física possui potencialidades que envolvem vários espaços da vida humana, dependendo de como isso é levado para o âmbito escolar, pode ser aliada na busca pela superação da dualidade estrutural e do ensino utilitário. Mas, para que isso se torne possível, é preciso alinhamento com objetivos e diretrizes de uma formação humana e integral.

Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - CARLOS NAZARENO FERREIRA BORGES - UFPA