Banca de DEFESA: ELISÂNGELA RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: ELISÂNGELA RODRIGUES DA SILVA
DATA: 20/04/2023
LOCAL: Auditório CEPA

ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E AS CONFIGURAÇÕES NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA REDE ESTADUAL DE MACAPÁ/AP

Ensino Médio em Tempo Integral, Política de Formação Continuada. Programa Escola do Novo Saber. Amapá, Escolas estaduais.

Essa pesquisa abordou as implicações na Formação Continuada dos professores após a implantação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no estado do Amapá, tendo em vista que, a proposta de uma Escola em Tempo Integral está relacionada à discussão de uma educação que oportunize ampliação de possibilidades de conhecimento de mundo aos estudantes, que apresenta uma configuração pedagógica estruturada em três pilares: tempo, espaço e conteúdo, e que necessita de investimentos financeiros, pedagógicos e formação qualificada para os profissionais que atuam ou vão atuar nessas escolas. A questão problema em voga nesta pesquisa buscou responder: Como vem se configurando a política de Formação Continuada de professores em escolas de ensino médio em tempo integral da rede pública estadual de Macapá, considerando os princípios da formação omnilateral? e teve por objetivo analisar a política de formação continuada ofertada aos professores que atuam nas escolas em tempo integral, além de compreender as novas configurações do ensino médio no Brasil e seus desdobramentos; identificar o processo de implantação destas escolas no estado do Amapá e analisar como se constituiu ou vem se constituindo o plano estadual de formação continuada docente nas escolas de Macapá. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, por compreender que ele fundamentou as análises das discussões quanto o contexto geral e específico da política citada, facilitou o entendimento das razões mais amplas que levaram a criação desta política no Brasil e seus desdobramentos no estado do Amapá, bem como as contradições inseridas. A investigação trouxe embasamento em estudos de pesquisadores da área de políticas públicas, notadamente as do campo educacional. Foi realizada pesquisa de campo, adotando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada para investigação dos professores e coordenadores pedagógicos de três escolas de ensino médio em tempo integral no município de Macapá, em um total de 15 sujeitos. A coleta dos dados se fundamentou na técnica de análise do conteúdo e passou pelas fases as quais Bardin (1977) considera importante que é a organização da análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados e interpretação. Os resultados apontaram que a formação continuada para os docentes das ETIs foi relegada a segundo plano, o governo do estado do Amapá não priorizou a formação daqueles que iriam atuar nas ETIs. De acordo com os relatos dos professores não há um plano de formação continuada gerenciado pelo Estado, consistente, sistemático e contínuo que alcance todos os docentes que atuam as escolas investigadas. As formações que ocorreram e que vem ocorrendo, tem como embasamento, as concepções filosóficas defendidas pelo ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), o que demonstra a presença do setor privado gerenciando a educação pública. O modelo ainda se encontra em meio a muitas discussões e controvérsias quanto a qualidade do tempo e espaço de aprendizagem, mesmo que as legislações nacionais e locais já tenham mencionadas a educação integral, a progressiva ampliação do tempo escolar, a importância, a necessidade da formação docente e a promoção de condições necessárias para o desenvolvimento do trabalho nas escolas onde foram implantadas a Política de Fomento às escolas em tempo integral, as estratégias do governo ainda são insuficientes.

Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA