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Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LUCIA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERA LUCIA FERREIRA DA SILVA
DATA: 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 01 de Capacitação da PROGEP
TÍTULO:

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA A EJA NO BRASIL E SUAS INTERSEÇÕES COM A AGENDA INTERNACIONAL 2030


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de jovens e adultos; política de educação; Agenda internacional; Agenda 2030; Objetivos de desenvolvimento sustentável.


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente texto Dissertativo, intitulado A Política de Educação para a EJA no Brasil e suas interseções com a Agenda Internacional 2030, apresenta como tema a política de Educação para a EJA e suas interseções com a Agenda internacional 2030, e partiu do seguinte problema: De que forma a política educacional para a Educação de Jovens e Adultos vem se apropriando e reproduzindo as orientações advindas da Agenda Internacional 2030, considerando as metas 4.4, que propõem a formação para a competência técnica e profissional e 4.6, referente ao combate ao analfabetismo? O objetivo geral é analisar a política educacional para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, no período de 2015 a 2022, destacando suas interseções com a Agenda Internacional 2030. Diante disso, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: perscrutar a conjuntura histórica, política e econômica em que se assentam as agendas internacionais para a Educação e sua relação com o Brasil nas últimas três décadas; mapear os documentos oficiais vigentes no período de 2015 a 2022, os quais direcionam a política educativa para a EJA no Brasil, no sentido de destacar suas interseções com a Agenda 2030; e confrontar as recomendações presentes nas metas 4.4 e 4.6 da Agenda 2030 com o cenário das ações desenvolvidas para a EJA, a partir de dados oficiais publicados sobre a alfabetização e a integração da EJA com a educação profissional (ideias centrais das duas metas do ODS-4). Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a pesquisa se embasam no método Materialismo Histórico-Dialético, e tipo de pesquisa Exploratória e Documental. Quanto à técnica usada para a interpretação dos dados obtidos do referido corpus documental, foi a Análise do Conteúdo. Espera-se com esta pesquisa, poder contribuir para que mais pesquisadores se interessem por esse debate acerca dos contextos políticos de influências internacionais que inibem e, por vezes, inviabilizam a EJA no contexto da prática e, neste sentido, que este estudo se constitua em veículo para que outros fenômenos que envolvem essa Modalidade de Ensino sejam estudados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 08:34
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