Banca de QUALIFICAÇÃO: NELIANE ALVES DE FREITAS

DISCENTE: NELIANE ALVES DE FREITAS
DATA: 12/04/2023
LOCAL: Sala Valdenira Santos ( Sala K2)

É UMA QUESTÃO DE PELE, É UMA QUESTÃO DE COR, CURIAÚ MOSTRA TUA CARA!”: A IDENTIDADE CULTURAL E INSTITUCIONAL DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO

Quilombo do Cria-ú. Projeto Curiaú Mostra Tua Cara. Descolonização do currículo. Formação de Professores. Gamificação.

A presente Dissertação em andamento: “É UMA QUESTÃO DE PELE, É UMA QUESTÃO DE COR, CURIAÚ MOSTRA TUA CARA!:A IDENTIDADE CULTURAL E INSTITUCIONAL DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO” objetivainvestigar as circunstâncias que deram origem ao Projeto  Curiaú Mostra a tua Cara e como ele vem sendo interpretado e executado pela escola através da ótica da equipe escolar. Outrossim, observar como está ocorrendo a implementação da legislação antirracismo na escola José Bonifácio a partir da implementação da Lei n. 10.639/03 e a Resolução n. 08/2012 utilizando a Gamificação para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acerca do que destacam as leis, levando-se em consideração a especificidade da escola que está localizada no Quilombo do Cria-ú. O estudo consiste em uma abordagem qualitativa do tipo Pesquisa-ação e com instrumentos para coleta de dados: a observação, entrevistas semiestruturadas e questionários semiestruturados. O foco consiste em desenvolver atividades que busquem a proteção dos saberes tradicionais na escola com o intuito de desenvolver a garantia da identidade da cultura afrodescendente com ênfase nos componentes curriculares de História, Artes, Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados iniciais apontam para a necessidade de comprometimento por parte dos professores para a realização das atividades do Projeto que devem ser realizadas durante o ano todo e para o desenvolvimento de um currículo afrorreferenciado que contemple efetivamente a “cara” do Quilombo do Cria-ú.

Externo à Instituição - CICERA NUNES - URCA
Interno - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER