Banca de DEFESA: FABIANA MAIA MARQUES

DISCENTE: FABIANA MAIA MARQUES
DATA: 04/04/2023
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

SUSTENTABILIDADE DA VIDA: cartografia de saberes socioambientais dos (as) alunos (as) do ensino médio da escola família agroextrativista do carvão, na Amazonia Oriental-AP

Sustentabilidade. Territorialidade. Ecologia de Saberes. Amazônia.

O objetivo da dissertação foi compreender a ecologia de saberes da 2a e 3a série do Ensino Médio da Escola Família Agroextrativista do Carvão e suas integrações ao processo educativo dos educandos. Nesse sentido, a pesquisa intitulada “Sustentabilidade da Vida: Cartografia de Saberes Socioambientais dos (as) alunos (as) do Ensino Médio da Escola Família Agroextrativista do Carvão, na Amazônia Oriental – AP”, foi desenvolvida na referida escola, localizada no Distrito do Carvão – Ramal das Queimadas, s/n, Mazagão – AP. Tratou-se de uma abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, tendo como momentos: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento documental; 3) aplicação de questionário; 4) cartografia socioambiental – com a utilização de temas geradores; 5) análise e intepretação de dados – pautou-se nas concepções de Fleck (coletivo de pensamento) e na Teoria das Representações Sociais. O estudo se justificou na compreensão de que a sustentabilidade da vida se constituirá a partir da prática de um processo educativo formidável, emancipatório e abrangente – que considere as diversidades de saberes presente no cotidiano dos territórios de vida das comunidades tradicionais, para a formação da consciência ecológica que garantirá capital natural para a presente e futuras gerações. Os resultados encontrados pautaram-se no reconhecimento da Ecologia de Saberes e na integração dos mesmos na práxis educativa desenvolvida pela EFAC a partir da valorização e reconhecimento de suas territorialidades, visto que, por meio da pedagogia da alternância – fundamentada nos princípios: Associação Local, Formação Integral, Alternância e Desenvolvimento do Meio - a escola desenvolve o seuProjeto Político Pedagógico.

Externo à Instituição - CARLOS FREDERICO BERNARDO LOUREIRO - UFRJ
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES