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Banca de DEFESA: QUELEM SUELEM PINHEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: QUELEM SUELEM PINHEIRO DA SILVA
DATA: 29/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório CEPA
TÍTULO:

AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO PROEJA/IFAP–CAMPUS MACAPÁ SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA


PALAVRAS-CHAVES:

 

formação continuada de professores; perfil formativo; percepções docentes; PROEJA; IFAP - Campus Macapá.

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PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos docentes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do IFAP – Campus Macapá sobre a política de formação continuada de professores para o Programa. Além disso, tem-se os seguintes objetivos específicos: compreender o cenário político-educacional de criação do PROEJA e suas implicações para a necessidade de uma política de formação continuada dos docentes que nele atuam; analisar a implementação, o funcionamento, os desdobramentos e as implicações dessa política de formação continuada para a atuação no Programa; identificar o perfil formativo dos docentes do IFAP – Campus Macapá; e analisar as percepções dos docentes sobre a política de formação continuada para atuarem no Programa. Tais objetivos surgem a partir da questão-problema: quais as percepções dos docentes do IFAP – Campus Macapá sobre a política de formação continuada de professores para o PROEJA? Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a pesquisa se embasam no método dialético, com abordagem quali-quantitativa, a partir de pesquisa de campo, tendo como lócus o IFAP – Campus Macapá. A obtenção dos dados foi por meio de questionário on-line e entrevista semiestruturada, abrangendo, como sujeitos de pesquisa, docentes e coordenador do PROEJAdo Campus Macapá. Utilizamos a técnica da análise de conteúdo para sistematização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes que atuam no IFAP - Campus Macapá necessitam de formação continuada, dada as fragilidades de sua formação inicial e insuficiente formação continuada para lidar com as especificidades da EJA e do PROEJA. Essa constatação se aplica tanto aos docentes da base comum quanto aos da formação profissional. Ademais, foi identificada a carência da formação continuada de professores para o PROEJA no âmbito do IFAP, pois muitos docentes avaliaram as ações do IFAP sobre tal temática como insuficientes, o que demonstra a fragilidade da política institucional em promover a formação continuada de seus docentes, que predominantemente estão há cinco anos ou mais na Instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 08:40
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