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Banca de DEFESA: JORGE LUCAS DE OLIVEIRA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE LUCAS DE OLIVEIRA DIAS
DATA: 21/11/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Departamento de Pós-graduação-Sala 01
TÍTULO:

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA DA UNIFAP EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (2020-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Condições de Trabalho; Trabalho Docente; Ensino Superior; Ensino Remoto Emergencial.


PÁGINAS: 264
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Com este estudo buscou-se analisar as condições de trabalho dos/as docentes que compõem um único colegiado de professores dos cursos de bacharelado em Ciências Sociais e licenciatura em Sociologia, vinculados ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido a situação de pandemia da doença Covid-19. Nesse contexto, analisou-se em quais condições esses docentes realizaram as suas atividades de trabalho, identificando e problematizando as características das estruturas físicas e virtuais utilizadas, o tempo gasto trabalhando e os recursos pedagógicos. No que diz respeito à estruturação das seções, a primeira seção – introdutória – apresenta os elementos iniciais da pesquisa, como: a) problema e problemática; b) justificativa do estudo; c) objetivos da pesquisa; d) a revisão de literatura; e) o lócus da pesquisa e os/as docentes participantes; f) apresentação dos cursos e a caracterização do perfil docente; g) os aspectos teórico-metodológicos. Entende-se esse estudo como uma pesquisa qualitativa, que parte dos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético (MHD), que empiricamente se baseia em investigação documental e entrevistas de História Oral, sendo que os dados gerados por meio destes procedimentos investigativos foram examinados por meio da Análise de Conteúdo. A segunda seção aborda o debate teórico acerca das categorias relacionadas ao mundo do trabalho, que são problematizadas no estudo de condições de trabalho: precarização, intensificação e à uberização. A terceira seção foi construída sob duas perspectivas: 1ª) abordagem teórica sobre a relação entre Estado, Capital/Neoliberalismo e as Políticas Públicas Educacionais e a 2ª) diz respeito a problematização da pesquisa documental, com as ações do governo federal e mais diretamente da Unifap na pandemia, com a emergência do ERE, já apresentando resultados das entrevistas com os docentes. E na quarta seção, aprofunda-se a análise sobre os resultados das entrevistas com os/as docentes, com ênfase aos desdobramentos do contexto de Ensino Remoto Emergencial nos cursos de Ciências Sociais e Sociologia da Unifap. Nesse sentido, almeja-se apresentar os resultados mediante a confrontação de documentos escritos e de relatos dos próprios docentes sobre suas condições de trabalho em contexto de ensino remoto emergencial, entendendo assim, que os efeitos da pandemia e do ERE atingiram os/as docentes participantes de maneira diferenciada, haja vista que para uns o contexto de ERE ficou muito próximo as condições de trabalho antes da pandemia, já para outros/as, ocorreu uma intensificação na já existente precarização das condições de trabalho docente


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - CAIO SGARBI ANTUNES - IFG
Externo ao Programa - 2361764 - CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
Presidente - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 04/11/2022 09:10
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