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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SONALE DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA SONALE DE QUEIROZ
DATA: 14/10/2022
HORA: 15:00
LOCAL: sala 1 bloco k - UNIFAP
TÍTULO:

PROCESSOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TERRAS TUCUJUS: percepções dos atores sociais


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas educacionais. Plano Estadual de Educação. Processos de monitoramento e avaliação do PEE


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No presente estudo tem-se como tema: OS PROCESSSOS DE MONITORAMENTO E
AVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TERRAS TUCUJUS: percepções dos atores sociais. O recorte temporal compreende o período de 2015 a 2020, e a questão central busca desvendar quais representações acerca das Políticas Estaduais de Educação no Amapá são produzidas a partir das narrativas dos atores sociais envolvidos nos processos de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE/AP). O objetivo é compreender que representação acerca das Políticas Estaduais de Educação no Amapá é produzida, sobretudo a partir das narrativas dos atores locais: Equipe Técnica de monitoramento do PEE/AP/ SEED (técnicos, especialistas, gestores), Fórum Estadual de Educação (Professores, membros representantes do sindicato) e Conselho Estadual de Educação envolvidos nas instâncias dos processos de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação PEE/AP. Adota-se a abordagem qualitativa por examinar aspectos mais
profundos e subjetivos do objeto a ser investigado, pois, entende-se que o contexto que alicerça os processos de monitoramento e avaliação do PEE/AP exigirá do pesquisador a habilidade para observar, registrar e analisar as interações reais entre os atores sociais, o fenômeno e as instituições. Nesse aspecto, adotam-se aproximações teóricas com o materialismo histórico-dialético a fim de captar o enredo presente nas entrelinhas das discussões que tecem o contexto histórico da política educacional brasileira, pois, supõe-se que esses processos estão assentados numa base histórica que apresenta relações contraditórias nos aspectos político, econômico e social de Estado neoliberal. Utiliza-se a reconstrução de caso que é fundamentado na pesquisa interpretativa como técnica auxiliar para gerar os dados da análise dos documentos (PEE 2015-2025, relatório de monitoramento e avaliação do PEE) e das entrevistas narrativas. Nesse âmbito, tem-se como foco a interpretação feita pelos sujeitos sobre suas experiências, permitindo reconstruir a gênese dos processos de monitoramento e avaliação do PEE/AP, refletir sobre as manifestações quanto a sua representatividade para as políticas estaduais de educação no presente e apontar evidências futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2206638 - MARGARETH GUERRA DOS SANTOS
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 30/09/2022 20:43
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