Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA MAIA MARQUES

DISCENTE: FABIANA MAIA MARQUES
DATA: 09/08/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/pxk-bhkt-usb

CARTOGRAFIA DE SABERES SOCIOAMBIENTAIS DOS (AS) ALUNOS (AS) DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, NA AMAZONIA ORIENTAL-AP

Sustentabilidade. Territórios. Ecologia de Saberes. Amazônia.

Com objetivo de compreender a ecologia de saberes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio da Escola Família Agroextrativista do Carvão e suas integrações ao processo educativo dos educandos. Nesse sentido, a pesquisa intitulada “Cartografia de Saberes Socioambientais dos (as) alunos (as) do Ensino Médio da Escola Família Agroextrativista do Carvão, na Amazônia Oriental – AP”, será desenvolvida na referida escola, localizada no Distrito do Carvão – Ramal das Queimadas, s/n, Mazagão – AP. Pautar-se-á numa abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, tendo como momentos: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento documental; 3) aplicação de questionário; 4) cartografia socioambiental – com a utilização de temas geradores; 5) análise e intepretação de dados – pautando-se nas concepções de Fleck (coletivo de pensamento) e na Teoria das Representações Sociais. O estudo se justifica baseado na compreensão de que a sustentabilidade da vida se constituirá a partir da prática de um processo educativo formidável, emancipatório e abrangente – que considere as diversidades de saberes presente no cotidiano dos territórios de vida das comunidades tradicionais, para a formação da consciência ecológica que garantirá capital natural para a presente e futuras gerações. Os resultados encontrados basear-se-ão no reconhecimento da ecologia de saberes e na integração dos mesmos na práxis educativa desenvolvida pela EFAC a partir da valorização e reconhecimento de suas territorialidades, visto que, por meio da pedagogia da alternância - que se fundamenta nos princípios: Associação Local, Formação Integral, Alternância e Desenvolvimento do Meio - a escola desenvolve o seu Projeto Político Pedagógico.

Presidente - 764.069.202-44 - RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES - UNIFAP
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - CARLOS FREDERICO BERNARDO LOUREIRO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 10:55