Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO DE LIMA BRITO

DISCENTE: RAIMUNDO DE LIMA BRITO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o impacto do REUNI no Campus Binacional - Oiapoque/AP

Expansão do ensino superior;REUNI; Precarização do Trabalho Docente.

O tema desta pesquisa aborda O impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) sobre a precarização do Trabalho Docente em área de difícil acesso, tendo como objeto de estudo as repercussões do Programa sobre as formas de organização e gestão dos processos de trabalho sobre as diretrizes educacionais que se estabelecem no Campus Binacional - Oiapoque, situado na fronteira Norte do Brasil. O problema de pesquisa indaga: Como ocorreu a expansão do ensino superior no Estado do Amapá para a fronteira Norte, por meio do REUNI e quais evidências podem revelar questões referentes às formas de precarização do trabalho docente no Campus Binacional de Oiapoque? O objetivo geral trata de avaliar a expansão do ensino superior no Estado do Amapá para a fronteira Norte, por meio do REUNI, evidenciando questões referentes às formas de precarização do trabalho docente no Campus Binacional do Oiapoque/AP. Quanto aos específicos, consistiram em: Analisar o papel do Estado capitalista e das políticas públicas educacionais, especialmente a forma como podem causar impacto no trabalho docente no ensino superior; Identificar relação entre precarização do trabalho docente e implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais/REUNI, destacando as condições de trabalho ancoradas na tríade ensino, pesquisa e extensão no contexto das IES públicas; Detectar avanços e retrocessos que podem ter ocorrido no processo de criação do Campus Binacional, considerando o quadro de concursados e lotação docente, assim como as condições de trabalho, tendo como parâmetro os objetivos traçados pelo REUNI; Verificar características do Campus vinculadas às condições de trabalho dos docentes, em especial aquelas que possam afetar o desenvolvimento de suas atividades profissionais. Nos procedimentos metodológicos, a abordagem é do tipo qualitativa, adotando o método epistemológico Histórico-Dialético e a técnica de Estudo de Caso, devidamente sustentados em pesquisa documental e de campo, junto ao locus cidade de Oiapoque/AP - Campus Binacional, com futura aplicação do instrumento de pesquisa Entrevista semiestruturada, aos seguintes sujeitos: gestores e ex-gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes.

Presidente - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Externo ao Programa - 687090 - ANTONIO SERGIO MONTEIRO FILOCREAO
Externo ao Programa - 2300427 - MANOEL DE JESUS DE SOUZA PINTO
Interno - 2206638 - MARGARETH GUERRA DOS SANTOS