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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MIGUEL DE SOUZA CYRILLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MIGUEL DE SOUZA CYRILLO
DATA: 02/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Bloco K, sala 1
TÍTULO:

A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL AMAPAENSE: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE EM ARTE NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP


PALAVRAS-CHAVES:

Educação musical. Artes.  Formação docente. Trabalho docente. 


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisaanalisa a implementação do ensino de música em escolas da rede de educação básica do Estado do Amapá, considerando as implicações para a formação e o trabalho docente, a partir de sua obrigatoriedade como componente do currículo escolar através da Lei N. 13.278/2016. A referida lei, altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, define a música como uma das linguagens no ensino de artes na educação básica. Metodologicamente, buscamos aproximação com o Materialismo Histórico Dialético, com coleta e tratamento de dados a partir de entrevista semiestruturada não-diretiva (THIOLLENT, 1987) e Análise de Conteúdo (FRANCO, 2005; BARDIN, 1977). QUEM FOI ENTREVISTADO? COMO SELECIONOU ESCOLAS E DOCENTES? Os dados iniciais revelam inexistência de disciplina específica sobre o ensino de música no currículo da formação inicial dos docentes de Arte, a ausência de oferta de formação continuada pelo Estado para a linguagem em questão. Esse processo acarreta em implicações para a atividade laboral dos docentes, além de impossibilitar a efetividade da implementação do ensino de música nas escolas pesquisadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - LAURIMAR DE MATOS FARIAS - UFPA
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 17/05/2022 10:10
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