Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA FERNANDES DA SILVA

DISCENTE: ROSANA FERNANDES DA SILVA
DATA: 26/05/2022
LOCAL: Bloco K, sala 1

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PÚBLICO DO AMAPÁ: uma análise sobre a escolha dos dirigentes escolares e das instâncias de gestão colegiada a partir da Lei Nº 1.503/2010

Gestão Democrática. Educação Básica. Politica Educacional. Amapá.

A partir das reformas oriundas da reestruturação do Estado, a busca pela produtividade, eficácia e eficiência nas políticas educacionais, tornaram-se justificadas pela modernização da gestão dos serviços públicos. O que transformou a gestão escolar em um campo de disputa entre duas tendências de gestão, a democrática e a gerencial, partindo desse contexto, a proposta de estudo em tela tem como escopo principal compreender que tipo de gestão escolar vem sendo efetivada na rede estadual de ensino público do Amapá, partindo da análise da Lei estadual nº 1.503/2010, principalmente no que tange ao processo de escolha do diretor e a organização das instâncias de gestão colegiada. Neste estudo pretende-se: a) elucidar quais os embates político-sociais da gestão escolar no contexto da sociedade capitalista; b) evidenciar qual é a concepção de gestão escolar subjacente à Lei nº 1.503/2010 da rede estadual de ensino público do Amapá; e c) refletir sobre a efetivação do processo de escolha de dirigentes escolares e gestão colegiada a partir da implementação da Lei 1.503/2010 nas escolas da rede estadual de ensino público, localizadas em Macapá-AP. Como fundamentos teórico-metodológicos este estudo aproxima-se do Materialismo Histórico-Dialético, e como categorias do método adotamos a mediação, contradição e totalidade. A pesquisa se baseia em um levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo, de abordagem quanti/qualitativa, com a aplicação de questionário para coleta de dados em seis escolas de Educação Básica da rede estadual de ensino público de Macapá. Para a análise e interpretação dos dados optamos pela Análise de Conteúdo (AC). E as informações obtidas com os questionários e documentos serão analisadas a partir das categorias participação, descentralização e autonomia. Por se tratar de um estudo em andamento, temos como resultados parciais, a constatação de que essa temática ainda está em construção no cenário amapaense, e que a gestão educacional se insere no contexto de políticas mundiais, nacionais e locais, e está propensa as regulações das instituições de interesses produtivos mundiais, tendo que se ajustar às mudanças oriundas do contexto político econômico capitalista.

Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Presidente - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo à Instituição - OTO JOAO PETRY - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 09:46