Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEANE DO SOCORRO DE SOUSA MENDES

DISCENTE: ALEANE DO SOCORRO DE SOUSA MENDES
DATA: 30/05/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/vcn-uoea-neb,

ENSINO DE HISTÓRIA EM AMBIENTES VIRTUAIS: análise das estratégias pedagógicas dos docentes no Ensino Remoto Emergencial em Macapá/Ap.

Ensino Remoto, Tecnologia, Cultura digital.

O projeto intitulado: “Ensino de História em ambientes virtuais: análise das estratégias pedagógicas dos docentes no Ensino Remoto Emergencial em Macapá/Ap”, tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes do ensino de História em ambientes virtuais, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. A razão da escolha do tema, surgiu da necessidade de uma reflexão sobre avanços e desafios vislumbrados através das ações educativas promovidas pelos professores de História nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas estaduais, nos de 2020 e 2021, na cidade de Macapá. O estudo de abordagem qualitativa adotará na investigação o Método Dialético, na perspectiva ensejar reflexões sobre educação, tecnologia e cultura digital sob circunstâncias econômicas, políticas, socioculturais que engendram a realidade escolar e o fazer docente. Para tanto, foram realizadas visitas in loco, haverá aplicação de questionário semiestruturado e o tratamento dos dados serão embasados na Análise de Conteúdo. A pesquisa proposta possui relevância educacional, porque poderá subsidiar e orientar futuras ações pedagógicas nas escolas estaduais de Macapá, visando o aprimoramento das práticas educativas nessas instituições de ensino; no aspecto político, por conter informações que poderão ser acessadas e servir de referência à implementação de políticas educacionais voltadas à melhorias do sistema público de ensino; e no social, no sentido de promover conhecimento à sociedade em relação ao enfrentamento da situação pandêmica pelos professores de História e que pode ser o mesmo dos demais, no que tange às suas práticas para dar continuidade ao ensino.

Interno - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo à Instituição - IVANY PINTO DO NASCIMENTO - UFPA
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 09:28