Banca de QUALIFICAÇÃO: BETEL PEREIRA DE CASTRO

DISCENTE: BETEL PEREIRA DE CASTRO
DATA: 27/05/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/onj-akrx-uwb

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL

Educação. Relações raciais. Racismo. Antirracismo. Formação de professores.

A educação das relações raciais tem sido discutida em todo Brasil nos últimos tempos. Contudo, para que haja a superação do racismo e seus desdobramentos, é essencial um trabalho efetivo da coletividade em prol desse movimento. Nessa perspectiva, a universidade como uma importante instituição na formação de professores tem o papel de articular conhecimentos necessários para o resgate positivo da presença negra na sociedade brasileira. Para tanto, é preciso à efetivação de práticas antirracistas nos currículos escolares e universitários. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a percepção dos estudantes sobre a contribuição da educação para as relações raciais na formação docente do curso de Pedagogia, para o enfrentamento ao racismo. A pesquisa será realizada por meio de estudo de caso do tipo único em uma abordagem qualitativa. A metodologia para coleta de dados materializa-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, buscando dar visibilidade à percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia através de entrevista semiestruturada. Para o tratamento de dados utilizar-se-á a Análise do Discurso de Orlandi (2013), para análises da percepção dos sujeitos, e a Análise do Conteúdo de Bardin (2016) para discorrer sobre o que dizem as leis, resoluções, projeto pedagógico do curso, diretrizes, dentre outros documentos pertinentes a este estudo. Na perspectiva de trazer a lume questões sobre as relações raciais na formação docente, tendo em vista os avanços sobre essa temática no âmbito universitário amapaense, com recorte no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, vislumbrando reflexões e práticas pedagógicas para o enfrentamento ao racismo, é que este estudo visa contribuir, considerando assim, a importância da educação para as relações raciais na formação de professores para o combate às práticas racistas na educação formal e demais espaços sociais.

Presidente - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER
Interno - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA