Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA LIMA DOS SANTOS ASSUNÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA LIMA DOS SANTOS ASSUNÇÃO
DATA: 25/05/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Bloco K, sala 1
TÍTULO:

TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO AMAPAENSE: NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 E DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (2019-2021)


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho docente. LEdoC. Condições de trabalho. Pandemia da Covid-19. ERE. Política educacional.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo aborda o trabalho docente, na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Campus Mazagão (sul do estado do Amapá). O problema de investigação é o seguinte: como o trabalho docente se apresenta no curso da LEdoC, a partir dos impactos da pandemia da Covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial (ERE)? O objetivo geral é analisar as condições de trabalho docente e as políticas educacionais para a LEdoC, no período da pandemia da Covid-19 e do ERE, os anos de 2019 a 2021. Nos objetivos específicos, propomos: analisar os direcionamentos das políticas educacionais para o trabalho docente na LEdoC, no contexto do modelo neoliberal e das reformas do Estado; b) examinar as condições de trabalho docente no período da pandemia de Covid-19 e do ERE, a partir da análise dos seguintes aspectos: estrutura física, tempo de trabalho, custo da realização do ERE para os docentes, características pedagógicas (adequação curricular e ensino aprendizagem), adoecimento docente e; c) entender os desafios dos docentes frente as condições de trabalho e as novas formas de precarização e intensificação do trabalho, geradas a partir das políticas educacionais no período da pandemia da Covid-19 e do ERE. Metodologicamente o estudo apresenta abordagem qualitativa, com base nas teorizações sobre trabalho no Materialismo Histórico Dialético. Está sendo utilizada técnica de análise de dados a análise de conteúdo, conforme Maria Franco (2005) e Laurence Bardin (1977). A base empírica são entrevistas de história oral (ALBERTI, 2008), que estão sendo realizadas com 14 docentes que atuam na LEdoC, para entender por meio dos relatos de suas experiências como a pandemia da covid-19 vem impactando as condições de trabalho. Além disso, estamos examinando os seguintes documentos: 1) legislação educacional do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), de apoio técnico e financeiro da União no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) — Lei n. 12.695; 2) Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza com ênfase em agronomia e em biologia (UNIFAP, 2017) e; 3) Resoluções nº 14/2020; 5/2021; 8/2022 CONSU/UNIFAP, que regulamenta o ensino remoto na UNIFAP. Os resultados parciais demostram que no trabalho docente na LEdoC as condições de trabalho foram impactadas no período da pandemia da Covid-19 e do ERE por novas/velhas formas de precarização e intensificação do trabalho e da vida, que também afetaram a saúde de uma parte dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - OLGAISES CABRAL MAUES - UFPA
Presidente - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 10/05/2022 09:04
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1