Banca de QUALIFICAÇÃO: QUELEM SUELEM PINHEIRO DA SILVA

DISCENTE: QUELEM SUELEM PINHEIRO DA SILVA
DATA: 26/05/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/tqz-exbf-tcv

O PERFIL FORMATIVO E AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DO IFAP – CAMPUS SANTANA SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROEJA

formação continuada de professores; perfil formativo; percepções docentes; Proeja; Ifap - Campus Santana.

Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil formativo e as percepções dos docentes do Proeja do Ifap – Campus Santana sobre a política de formação continuada para a atuação no programa. Além disso, tem-se os seguintes objetivos específicos: compreender o cenário político-educacional de criação do Proeja e suas implicações para a necessidade de uma política de formação continuada dos docentes que nele atuam; analisar a implementação e funcionamento do Proeja no Instituto Federal do Amapá e os seus desdobramentos e implicações para a política de formação continuada de professores; identificar o perfil formativo dos docentes do Proeja/Ifap – Campus Santana; e analisar as percepções dos docentes sobre a política de formação continuada para atuarem nesse programa. Com isso, partimos da questão-problema: qual o perfil formativo e as percepções dos docentes do Ifap – Campus Santana sobre a política de formação continuada para atuação no Proeja? Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a pesquisa se embasam no método dialético, com abordagem quali-quantitativa, a partir de pesquisa de campo, tendo como lócus o Ifap - Campus Santana. A obtenção dos dados será por meio de questionário e entrevista semiestruturada, abrangendo como sujeitos da pesquisa: docentes, coordenador do Proeja do Campus Santana e o pró-reitor de ensino do Ifap. Utilizaremos a análise de conteúdo para análise dos dados. Tem-se como possíveis resultados a carência da oferta de formação continuada de professores para o Proeja no âmbito do Ifap. Além de ratificar a importância de políticas públicas voltadas para a formação continuada visando que os professores possam desenvolver a prática docente de forma mais segura, sabendo qual caminho trilhar ao atuar no Proeja, e tendo a percepção que este público possui especificidades. Com isso, é relevante apontar que com a formação continuada tem-se a possibilidade do professor refletir sobre a própria prática para que os discentes consigam superar o que por muito tempo foi negado para as classes populares, como por exemplo, o direito à educação de qualidade.

Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - ARLETE MARIA MONTE CAMARGO - UFPA
Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 10/05/2022 08:50