Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: ELISÂNGELA RODRIGUES DA SILVA
DATA: 27/05/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/wgr-jzvx-wyz

ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E AS CONFIGURAÇÕES NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA REDE ESTADUAL DE MACAPÁ/AP

Ensino Médio em Tempo Integral, Formação Continuada. Macapá. Escolas estaduais.

A pesquisa abordará as implicações na Formação Continuada dos professores após a implantação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no estado do Amapá, tendo em vista que a proposta de uma Escola em Tempo Integral está relacionada à discussão de uma educação que oportunize ampliação de possibilidades de conhecimento de mundo aos estudantes e que apresenta uma configuração pedagógica estruturada em três pilares: tempo, espaço e conteúdo, e que necessita de investimentos financeiros, pedagógicos e formação qualificada para os profissionais que atuam ou vão atuar nessas escolas. O problema em voga nesta pesquisa será: Quais as implicações do tempo integral na formação continuada dos docentes que atuam nas escolas de ensino médio da rede pública estadual de Macapá, em que foram implantadas a Política de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral? e tem por objetivo analisar a política de formação continuada ofertada aos professores que atuam nas escolas em tempo integral, além de compreender as novas configurações do ensino médio no Brasil e seus desdobramentos, identificar o processo de implantação destas escolas no estado do Amapá e analisar como se constituiu ou vem se constituindo o plano de formação continuada do estado nas escolas em Macapá. O método utilizado será o Materialismo Histórico Dialético, por compreender que ele fundamentará as análises das discussões quanto o contexto geral e específico da política citada, facilitará o entendimento das razões mais amplas que levaram a criação desta política no Brasil e seus desdobramentos no estado do Amapá, bem como as contradições inseridas. A investigação traz embasamento em estudos de pesquisadores da área de políticas públicas, notadamente as do campo educacional. Será realizada a pesquisa de campo e utilizada a entrevista semiestruturada para investigação dos professores e coordenadores pedagógicos das instituições, em um total de 25 sujeitos. Neste sentido, a coleta dos dados se fundamentará na análise do conteúdo e passará pelas fases as quais Bardin (1977) considera importante que é a organização da análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados e interpretação. Considerando as primeiras abordagens observa-se que a concepção de educação integral vem ganhando cada vez mais espaço de debate em todo Brasil, considerando a formação em todos os aspectos do desenvolvimento humano, e com a criação da Lei 13.415/2017 tal concepção ganha foco com a ampliação de carga horária e novas configurações pedagógicas e traz a perspectiva de qualidade da educação. Porém, ainda em meio a muitas discussões e controvérsias, quanto a essa qualidade, nota-se que as legislações nacionais e locais já vem a tempos mencionando a educação integral e a progressiva ampliação do tempo escolar, como também mencionam a importância e necessidade da formação docente e da promoção de condições necessárias para o desenvolvimento do trabalho nas escolas onde foram implantadas a Política de Fomento às escolas em tempo integral, no entanto, as estratégias do governo em garantí-las ainda são insuficientes.

Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA
Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 09/05/2022 09:55