Notícias

Banca de DEFESA: NICOLE GRAZIELLE DA SILVA POJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NICOLE GRAZIELLE DA SILVA POJO
DATA: 20/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/cha-iqwc-hxo
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE MESTRADO PROFISSIONAL: Perspectivas formativas para a Formação Docente na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)



PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Mestrado Profissional. PROFMAT. PROFHISTÓRIA. 



PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

Esse estudo promove uma discussão acerca da Política de Formação de Professores através dos cursos de mestrado profissional. Nesse sentido, trouxemos ao centro das investigações o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e o Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Trata-se de uma pesquisa que se debruça sobre o processo de expansão dos mestrados profissional e, que situa a UNIFAP e o seu projeto para a formação de professores, a partir de tal contexto. Os objetivos específicos da dissertação se pautaram em: a) compreender as condicionantes que estimularam a reconfiguração da educação superior e a implementação dos mestrados profissionais; b) identificar os pressupostos regulatórios, teóricos e jurídicos em que os respectivos mestrados profissionais em Rede Nacional foram regulamentados; e, por fim, c) averiguar sob qual arquitetura formativa estão assentados o PROFMAT e o PROFHISTÓRIA na Universidade Federal do Amapá. Como enfoque teórico, foi adotado o Materialismo Histórico-Dialético e suas categorias analíticas, por se entender que os problemas da educação não devem ser compreendidos como fenômenos isolados, mas como partes que compõem uma totalidade de relações sociais que se desenvolvem no mundo a partir de um determinado modelo de produção material, bem como, por compreender que a educação é um elemento de disputas históricas e um fator determinante quanto aos estigmas de produção e reprodução social. Essa pesquisa é documental e nela foi empregada a Análise de Conteúdo em que adotamos como fontes o Parecer n. 977 (1965), a Portaria n. 80 (1998), o Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG (2011), os Planos de Desenvolvimentos Institucional da UNIFAP (2011-2020) e os respectivos Regimentos, Planos de Curso e Relatórios do Banco de Teses e Dissertações do PROFMAT e PROFHISTÓRIA. Os documentos evidenciam as assimetrias que configuram o desenvolvimento acadêmico entre as diferentes regiões do Brasil, o que provoca um crescimento desigual de estados e regiões em aspectos econômicos e educacionais por exemplo, e revelaram que o Amapá tem expandido vagarosamente no que se refere aos cursos de pós-graduação. Em contrapartida, a investigação aponta para o sólido projeto de expansão dos cursos de mestrado profissional no Brasil e no Amapá e, junto a isso, constata que o ideário que sustenta a formação de caráter profissional, baseado na aquisição de competência e na profissionalização docente, está cada vez mais firmado. 

 


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - ARLETE MARIA MONTE CAMARGO - UFPA
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO ROSA CABRAL - UFPA
Notícia cadastrada em: 06/04/2022 11:50
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1