Banca de DEFESA: ANAIRA SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: ANAIRA SILVA DOS SANTOS
DATA: 04/04/2022
LOCAL: UNIFAP-https:// meet.google.com/hns-qkyw-tys

DO PODER DE PUNIR AO DEVER DE EDUCAR: O processo educativo para jovens infratores sob a ótica de integrantes da equipe técnica do CESEIN/AMAPÁ.

Adolescente infrator; processo socioeducativo; medida socioeducativa.

Esta Dissertação aborda o processo educacional integrante da medida socioeducativa de internação destinada a adolescentes privados de liberdade, em instituição oficial integrante da rede de proteção a crianças e adolescentes do Estado do Amapá. Saber como vivem e que tipo de atendimento lhes é destinado pelo poder público, sempre foi um mito para a sociedade, sendo a compreensão de tal realidade um dos propósitos desta Dissertação, a qual teve como locus da pesquisa o Centro Socioeducativo de Internação do Amapá - CESEIN/AP. Note-se que, para desenvolvimento seguro do estudo, efetuou-se de forma sistemática análise acurada sobre a legislação concernente, bem como leitura de artigos publicados em periódicos acadêmicos, além de outros documentos científicos que abordam o tema em pauta, procedimento que transversalizou todas as fases desta produção acadêmica. Com base no problema de pesquisa, que indagava a percepção da equipe técnica do CESEIN, acerca do processo socioeducativo aplicado a jovens infratores, delineou-se o objetivo de prescrutar a percepção da equipe multiprofissional atuante na re da medida socioeducativa de internação destinada a jovens infratores, com foco nas fragilidades e possibilidade para a ressocialização. Na configuração metodológica, o estudo constitui-se em uma pesquisa do tipo narrativa, como esteira para busca de informações. Para tanto, o instrumento de coleta de dados foi a Entrevista, dirigida aos seguintes informantes: um psicólogo, um pedagogo, um assistente social, um arte-educador e o Diretor do Centro Socioeducativo, sendo que o critério de escolha para chegar ao grupo em destaque foi o maior tempo de atuação de cada profissional no âmbito do CESEIN. De forma complementar às narrativas dos sujeitos-chave da investigação, recorreu-se à Observação simples como técnica de pesquisa, a qual possibilitou uma visão de amplo espectro do cenário institucional no qual está inserida a juventude infratora e os comportamentos sociais existentes naquele espaço de ressocialização. No eixo dos principais resultados, identificou-se que a efetividade do atendimento aos adolescentes em conflitos com a lei, que têm presença no CESEIN/AP, depende de ações interventivas por parte do Estado, da família e da sociedade, sobretudo no que se refere à evasão escolar e aos encaminhamentos demandados pela equipe técnica da unidade, sendo que há um amplo campo de possibilidades para a melhoria da qualidade dos serviços socioeducativos previstos em lei e que deve ser amplamente explorado em favor dos adolescentes infratores.

Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Interno - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externo à Instituição - IVANY PINTO DO NASCIMENTO - UFPA
Notícia cadastrada em: 25/03/2022 15:05