Banca de DEFESA: JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA REIS

DISCENTE: JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA REIS
DATA: 24/03/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/mkz-iwxa-nva

A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PÚBLICA NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA: POLÍTICAS, CONTEXTOS E CONCEPÇÕES

Política Educacional. Políticas Linguísticas. Educação Bilíngue

O presente estudo tem como objetivo central identificar as concepções de educação bilíngue presentes nos programas escolares bilíngues, a partir dos discursos globalizantes para educação do século XXI. Os objetivos específicos desdobrados ao longo das seções são: verificar que tendências se observam para o ensino de línguas estrangeiras modernas a partir dos discursos globais; compreender como se apresenta e quais os sentidos em torno da educação bilíngue na política educacional brasileira; e identificar a concepção de educação bilíngue expressa nos projetos “Escola Bilíngue do estado do Amapá” e “Escola com Classes Bilíngues do estado do Amapá”. Investigou-se a referência à educação bilíngue presente em documentos oficiais de Organismos Internacionais, da política educacional brasileira (Lei n.º 9394/96; Lei n.º 13.415/2017; Parecer n.º 2/2020 – CNE/CEB), em projetos educacionais (Projeto Escola Bilíngue do estado do Amapá e Projeto Escola com classes bilíngues do estado do Amapá) e em fontes secundárias, partindo de influências dos discursos globalizantes, levando em consideração as significações aparentes e enviesadas de políticas, contextos e concepções que norteiam a implementação de escolas autodenominadas bilíngues (língua materna - língua estrangeira/adicional).Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação foram obtidos por meio de uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico, com base nos contextos de influência e produção de texto, propostos pela abordagem do Ciclo de políticas. Adota uma leitura dialética do objeto de estudo, mediante a interseção entre dois campos de estudo: a política educacional e a política linguística. De posse de uma abordagem quali-quantitativa, os dados gerados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos apontam que na relação entre política e linguagem, há um processo histórico que evidencia interesses do Estado em utilizar a língua como instrumento de dominação na sociedade. Avistou-se a qualidade como categoria a validar a adoção de padrões externos na elaboração de políticas e programas educacionais, que disseminam o domínio de uma língua estrangeira como um fator que potencializa a produtividade do sujeito e garante a competitividade no mercado de trabalho. Identificou-se que os documentos analisados carregam as vozes dos discursos globalizantes na concepção de educação bilíngue e carecem de um olhar aproximado às concepções que deram origem ao ensino bilíngue, como movimento social e político. Apesar de mencionar, nota-se a falta de amplitude no diálogo relacionado à situação sociolinguística, com vistas às especificidades locais frente ao potencial linguístico das relações de um contexto fronteiriço. Observou-se, com base em dados educacionais oficiais, que as classes bilíngues do projeto implantado na capital Macapá apresentam índices semelhantes às classes comuns do Brasil, Norte, estado do Amapá e capital Macapá. A carga horária e a formação docente, principalmente, são pontos de atenção diante da vigência (futura) da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para oferta de educação plurilíngue. Compreende-se a necessidade de avaliação político-linguística que possibilite um replanejamento das ações, visando práticas de formas fortes de educação bilíngue que carreguem uma visão crítica sobre educação enquanto conquista social representativa da coletividade nela atuante.

Presidente - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Interno - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Externo à Instituição - CAMILA CARACELLI SCHERMA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 15/03/2022 15:03