Banca de DEFESA: IZAIAS LOUREIRO TAVARES

DISCENTE: IZAIAS LOUREIRO TAVARES
DATA: 02/03/2022
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/zbu-jwgt-qut

DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL: IMPACTOS DA MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM MACAPÁ/AP

Tecnologia Educacional. Prática Pedagógica na Educação Básica. Ensino Remoto.

A presente pesquisa discorre sobre impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas, no contexto da pandemia de COVID-19, na perspectiva dos docentes de uma unidade escolar de Macapá/AP. O cenário pandêmico catalisou as relações entre tecnologia, educação e práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar. Esse cenário levou necessidade de responder o seguinte problema de pesquisa: Quais foram os impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas, de presencial para virtual, realizada durante o período da pandemia de COVID-19, no processo de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, na perspectiva dos docentes de uma escola em Macapá/AP? A busca para solução da questão norteadora se valeu do arcabouço teórico do compêndio freireano e sua concepção de educação, trazendo análises específicas das múltiplas interfaces da relação de educação e tecnologia no cenário educacional contemporâneo, discutido ainda à luz de autores contemporâneos como Mattar (2017), Kenski (2012), Tori (2017) e Bacich; Moran (2017) para o alcance do objetivo geral determinado que é, efetivamente, analisar os impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas, de presencial para virtual, realizada durante o período da pandemia de COVID-19, no processo de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, na perspectiva dos docentes de uma escola em Macapá/AP. O caminho metodológico escolhido se deu a partir de Frigotto (1989) e Triviños (2007), na ideia de entender a totalidade, do específico, do singular e do particular no âmbito da transposição do presencial para o virtual nas práticas pedagógicas, num espaço em que se dê a voz e o protagonismo para os docentes de uma instituição de ensino de Macapá/AP. Como sujeitos deste estudo de caso, de abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo, que se baliza no Materialismo Histórico Dialético (MHD) enquanto método, por meio da interação indireta, mediada por tecnologia, com os sujeitos participantes da pesquisa, cujos insumos foram fornecidos através de questionário online elaborado com questões objetivas e discursivas, devidamente tabuladas por meio de gráficos e quadros, de modo que fosse possível inferir e interpretar. As respostas do questionário foram validadas em sua confiabilidade por meio do coeficiente alfa de Cronbach e, a partir das contribuições de Bardin (2011), a análise de conteúdo das informações providas e enfim determinar, no caso concreto, os impactos da migração compulsória das práticas pedagógicas do ambiente presencial para o ambiente virtual unidade escolar observada, a partir de cenários colocados pelos próprios docentes da rede em questão. Os resultados obtidos indicam que o processo educativo desenvolvido na unidade escolar é inscrito num contexto multicultural integrado com as tecnologias educacionais disponíveis, cujas práticas pedagógicas presenciais, online e híbridas ensejam formação continuada de caráter permanente, uma vez que a pandemia de COVID-19 afetou drasticamente o processo educacional da referida escola e os impactos da migração compulsória do ambiente presencial para o ambiente virtual foram significativos serão, possivelmente, sentidos pelos próximos anos/décadas.

Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Interno - 612.030.922-53 - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 12:30
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1