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Banca de DEFESA: ROSIANI SALVIANO BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIANI SALVIANO BARROS
DATA: 30/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: UNIFAP- https://meet.google.com/evw-niqs-oig
TÍTULO:

DIMENSÕES‌ ‌TEÓRICO-METODOLÓGICAS‌ ‌DAS‌ ‌PESQUISAS‌ ‌SOBRE‌ ‌POLÍTICAS‌ ‌EDUCACIONAIS‌ ‌PARA‌ ‌EJA‌ ‌NO‌ ‌BRASIL:‌ ‌ANÁLISE‌ ‌DE‌ ‌TESES‌ ‌E‌ ‌DISSERTAÇÕES‌ ‌(2009-2019)‌ 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Produção Científica. Política Educacional. Educação de Jovens e Adultos. Dimensões Teórico-Metodológicas.



PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as dimensões teórico-metodológicas das teses e dissertações sobre políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvidas no Brasil em Programas de Pós-Graduação em Educação no período de 2009 a 2019, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Em um plano específico, elegemos: analisar a configuração do Estado, das políticas sociais e das políticas educacionais para EJA no contexto neoliberal; analisar aspectos do processo histórico da pesquisa em educação no Brasil, bem como do processo de institucionalização da política educacional enquanto campo de investigação, identificando o lugar que as pesquisas sobre políticas para EJA ocuparam nesse processo; diagnosticar, a partir do mapeamento inicial do conjunto da produção científica selecionada, características como: ano de realização, localização geográfica das instituições de origem, título e objetivos; e por fim, analisar os aspectos teóricos (principais autores utilizados), bem como as dimensões metodológicas que perpassam esses trabalhos investigativos. A metodologia da pesquisa envolveu o levantamento da produção científica (teses e dissertações) disponível na BDTD e publicada entre os anos 2009 e 2019. Como método, pautamo-nos no Materialismo Histórico-Dialético (MDH). Tratou-se de estudo bibliográfico, com abordagem quali-quantitativa. Como principais resultados, destacamos: no que se refere ao processo de institucionalização e consolidação do campo acadêmico sobre políticas educacionais, constatamos que as pesquisas que focam especificamente nas políticas para EJA têm pouca representatividade; são poucas as teses e dissertações sobre essa temática, quando consideramos o recorte espaço-temporal da nossa pesquisa, que articulam satisfatoriamente os elementos teóricos e metodológicos; as fragilidades epistemológicas presentes nas pesquisas sobre políticas educacionais, denunciadas pela literatura, também são realidades das pesquisas que analisam as políticas para EJA. Diante de tais apontamentos, faz-se necessário dar continuidade nas reflexões, principalmente àquelas pertinentes ao papel dos pesquisadores na produção do conhecimento. Logo, para além da necessidade de continuar as análises sobre as próprias políticas de educação em si, há a necessidade do fortalecimento das discussões sobre os aspectos teórico-metodológicos, os processos, os efeitos, bem como o papel dos próprios estudiosos das políticas educativas, para garantia de continuidade do processo de consolidação desse campo de pesquisa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - CLEIDE CARVALHO DE MATOS - UFPA
Externo à Instituição - MARIA EDILENE DOS SANTOS RIBEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/07/2021 14:15
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