Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEILDO TELLES DA SILVA

DISCENTE: ADEILDO TELLES DA SILVA
DATA: 27/07/2021
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/fam-ddoa-qzv

RECURSO TECNOLÓGICO PARA ANÁLISE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Financiamento. Orçamento Público. Tecnologia. Software. PCADE. GND.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Financiamento da Educação Superior, neste contexto, levanta a seguinte questão central: como otimizar o processo de coleta e atualização de dados estatísticos, disponibilizado pelo Orçamento Geral da União, em que possibilita potencializar a análise do financiamento de Universidades Federais Brasileiras? A partir desta indagação foi necessário realizar as seguintes questões norteadoras: a) de que maneira o contexto político-econômico interfere na Política de Financiamento das Universidades Federais no Brasil? b) como é realizado o processo de coleta e atualização de dados do financiamento da educação superior? c) quais os recursos tecnológicos utilizados por pesquisadores de financiamento da educação superior para coleta, atualização e análise de dados orçamentário? d) qual a viabilidade em desenvolver um software sobre o financiamento das universidades federais a partir das bases de dados Access do Orçamento Geral da União, fornecido pela Câmera dos Deputados? Neste sentido, considerando a questão levantada, o objetivo geral consiste em contribuir com a análise do financiamento de Universidades Federais Brasileiras a partir do desenvolvimento de um software para coleta e atualização de dados estatísticos disponibilizado pelo Orçamento Geral da União. Para isso, foi estabelecido os seguintes objetivos específicos: a) analisar o contexto político-econômico que interfere na Política de Financiamento das Universidades Federais no Brasil com o intuito de compreender o objeto de pesquisa; b) descrever o processo de coleta e atualização de dados do financiamento da educação superior afim de possibilitar sua publicização e entendimento dos requisitos necessários para o desenvolvimento de um software;  c) identificar nas produções científicas, especialmente dissertações e teses, os recursos tecnológicos utilizados por pesquisadores para coleta, atualização e análise dos dados de orçamento-financiamento; d) Desenvolver um software a partir das condições da base de dados Access do Orçamento Geral da União fornecido pela Câmera dos Deputados para coleta e atualização do financiamento das universidades federais, por Grupo de Natureza de Despesa – GND. Em termos metodológicos faz uso do Materialismo Dialético como método de pesquisa com uma abordagem Quanti-qualitativa, busca compreender o financiamento das Universidades Públicas a partir das seguintes subcategorias: (1) investimentos de capital; (2) despesas com pessoal; (3) despesas de custeio.

Presidente - 1453693 - ANDRE RODRIGUES GUIMARAES
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP