Banca de QUALIFICAÇÃO: IDELSON MACIEL FERREIRA

DISCENTE: IDELSON MACIEL FERREIRA
DATA: 30/06/2021
LOCAL: UNIFAP-meet.google.com/prn-zniw-exd

Do altar à escola: relações entre Igreja e Estado no campo educacional amapaense (1943- 1956)

Educação. Igreja. Pime. Amapá.

A pesquisa aborda a práxis educativa de religiosos do Pontifício Instituto Missionário ao Exterior (Pime) no Território Federal do Amapá (TFA), entre 1943 e 1956. O foco recai sobre as relações entre Estado e Igreja na seara educacional, e no interesse de ambos na alteração dos costumes e no engajamento patriótico. O estudo adota a concepção ampliada de Estado (Gramsci), baseando-se empiricamente em artigos de periódicos, livros do tombo e relatórios eclesiásticos, e valendo-se metodologicamente da Análise de Conteúdo (Bardin). O escrutínio até então realizado indica que o movimento de romanização e de reeducação na fé foi fortalecido a partir de 1948, com a chegada dos padres do Pime. Com apoio governamental, este Instituto mobilizou múltiplos sujeitos e recursos para garantir que a escolas fossem direcionadas a fins catequéticos. Escola genuflexada é o termo que cunhamos para apontar que o aparelho escolar havia sido transformado em espaço catequético. Ações protagonizadas pelo Pime geraram efeitos duradouros no campo das políticas educacionais amapaenses. Políticas estas ligadas aos dilemas da evangelização do Amapá pelo interesse do Estado em ampliar o controle dos populares. Ressaltamos que a escrita da história da educação amapaense esteve por muito tempo negligenciada, e é na intenção de tornar mais conhecidos processos educativos ainda infimamente estudados (ex.: escolas de padre Júlio Maria de Lombaerde, Escola de Marcenaria da Prelazia de São José de Macapá, Datilografia Olivette, Cidade dos Meninos) que ressaltamos a importância desse tipo de pesquisa.

Presidente - 2364584 - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo ao Programa - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Externo ao Programa - 159.094.332-53 - SONIA MARIA DA SILVA ARAÚJO - UFPA