Banca de DEFESA: ELIOENAI SILVA LAZAME

DISCENTE: ELIOENAI SILVA LAZAME
DATA: 30/04/2021
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/wss-hhxe-mie

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PÚBLICO MACAPAENSE (2009 - 2019)

Política Educacional. Trabalho docente. Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial.

O objetivo geral desta pesquisa é analisar as condições de trabalho docente no atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas da rede estadual de ensino público macapaense no período de 2009 a 2019. Como fundamentos teóricos-metodológicos adotamos o materialismo histórico dialético por acreditarmos que os fenômenos sociais no bojo de uma sociedade capitalista não se explicam de forma isolado e sim fazem parte de uma totalidade histórica. A pesquisa é do tipo bibliográfica, documental e de campo. Selecionamos três escolas de educação básica da rede estadual de ensino em Macapá. Entrevistamos 8 docentes do AEE que atuam na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Para interpretação dos dados optamos pela análise de conteúdo. As informações obtidas nas entrevistas e seu diálogo com a teoria se deu a partir das categorias precarização, intensificação e polivalência do trabalho docente. O estudo está organizado em três seções e mais introdução e considerações finais. Na primeira seção apresentamos as discussões que versam sobre a categoria trabalho, condições de trabalho docente, considerando o processo de crise do capital, reestruturação produtiva, contrarreforma do Estado e da educação. Na segunda seção apresentamos as particularidades da Educação Especial no cenário brasileiro e no estado do Amapá. Analisamos dados educacionais referente ao número de matrículas, docentes, estabelecimentos e turmas na educação especial no período de 2007- 2019. Na terceira seção, expomos os resultados levantados na pesquisa. Os resultados evidenciaram que os docentes do AEE que desenvolvem suas atividades laborais na SRM reconhecem que apesar de possuírem as salas do AEE as mesmas não atendem adequadamente as especificidades do público atendido, seja pela escassez de materiais tecnológicos e pedagógicos, seja pela falta de divisórias e do próprio espaço físico ampliado. Os docentes unanimemente expressaram que para realizar o atendimento do estudante com deficiência, os mesmos precisam usar dos seus recursos financeiros para a compra de materiais, imprimir textos e atividades, aquisição de jogos pedagógicos, além de utilizarem os seus próprios dados móveis de internet para a realização de pesquisas escolares. Identificamos também que os professores da educação especial caracterizam seu trabalho pela polivalência, pelo fato de atenderem os alunos das diversas deficiências, não sendo levado em consideração a formação, a experiência, a afinidade do docente em determinas áreas do atendimento educacional especializado e que essa relação de trabalho está vinculada com as relações mais amplas do mundo do trabalho contemporâneo.

Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - DALVA VALENTE GUIMARÃES GUTIERRES - UFPA
Presidente - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Notícia cadastrada em: 09/04/2021 13:58