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Banca de QUALIFICAÇÃO: NICOLE GRAZIELLE DA SILVA POJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NICOLE GRAZIELLE DA SILVA POJO
DATA: 19/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/kdh-hcag-bvn
TÍTULO:

CURSOS DE MESTRADO PROFISSIONAL – PROFMAT E PROFHISTÓRIA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE



PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Mestrados Profissionais. ProfMat. ProfHistória. 



PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo central analisar os cursos de mestrado profissional, focalizando em uma análise acerca do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT e no Mestrado Profissional em História em Rede Nacional – PROFHISTÒRIA na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Os objetivos específicos, que são desdobrados nas seções desta dissertação, propõem-se em: analisar o contexto e as condicionantes que levaram a reconfiguração da educação superior com proeminência a implementação dos mestrados profissionais; compreender sob quais pressupostos os Mestrados Profissionais em Rede Nacional – PROFMAT e PROFHISTÓRIA – foram efetivados em contexto nacional e regional; e averiguar sob qual arquitetura formativa está assentado o PROFMAT e o PROFHISTÓRIA na Universidade Federal do Amapá. Como enfoque teórico, foi adotado o Materialismo Histórico-Dialético e suas categorias analíticas, por se entender que os problemas da educação não devem ser compreendidos como fenômenos isolados, mas como partes que compõem uma totalidade de relações sociais que se desenvolvem no mundo a partir de um determinado modelo de produção material. Por compreender que a educação é um elemento de disputas históricas e um fator determinante quanto aos estigmas de produção e reprodução social. Podemos inferir, parcialmente, a partir das informações já obtidas na presente investigação, que frente às assimetrias que configuram o desenvolvimento nas diferentes regiões do Brasil, o que provoca um crescimento desigual de estados e regiões em aspectos econômicos e educacionais por exemplo, o Amapá tem expandido vagarosamente o rol de cursos de pós-graduação. No caso específico da UNIFAP, a mesma não oferta pós-graduação no campo da Tecnologia, das Engenharias ou nas grandes áreas do Direito, Política e Economia, embora ofereça cursos de graduação como: Engenharia Civil e Elétrica; Relações Internacionais; Administração; Ciência da Computação; Arte Visuais; Teatro, dentre outros cursos. Essas inferências constatam certa demora no crescimento da UNIFAP no que é relativo ao oferecimento de cursos de pós-graduação em outras áreas para além das existentes, como é o caso mestrados profissionais e\ou acadêmicos ativos em: História, Letras, Geografia, Matemática, Educação.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - ARLETE MARIA MONTE CAMARGO - UFPA
Interno - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Notícia cadastrada em: 28/01/2021 14:21
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