Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
DATA: 10/12/2020
LOCAL: UNIFAP-https://meet.google.com/uzf-vivk-ubn

CURRÍCULO MULTICULTURALISTA: OS SABERES CULTURAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA COMUNIDADE DE IPIXUNA MIRANDA

Multiculturalismo. Currículo. Práticas Pedagógicas. Amazônia. Cultura.

O presente estudo realiza uma pesquisa educacional na rica diversidade cultural da região do Beira Amazonas, no estado do Amapá. A pergunta central investiga como os saberes culturais estão presentes na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção de conhecimento na comunidade do Ipixuna Miranda? Tem como objetivo geral, primeiramente, compreender os saberes culturais envolvidos na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção do conhecimento na comunidade do Ipixuna Miranda. Especificamente, almeja-se contextualizar a comunidade nos aspectos da cultura material e imaterial, descrevendo suas particularidades ribeirinhas para entender os saberes culturais produzidos coletivamente, além de identificar as práticas pedagógicas envolvidas pela diversidade de saberes culturais e as características específicas ribeirinhas no contexto da escola, no sentido da produção do conhecimento entrelaçado ao currículo multiculturalista. Também, busca entender as percepções dos professores relacionadas às práticas pedagógicas no contexto da comunidade, identificando aspectos relativos aos saberes culturais na comunidade do Ipixuna Miranda. Os caminhos metodológicos aproximam-se da abordagem qualitativa de pesquisa, pautados na epistemologia do estudo de caso como método de pesquisa mediado pela história oral como parte da estratégia metodológica para uma investigação compreensiva das vozes dos sujeitos. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo que justifica-se por possuir caráter amplo nas interpretações dos diversos tipos de comunicações. A pesquisa tem como intenção contribuir para os estudos educacionais da região da Amazônia amapaense, no sentido de conceber um currículo eminentemente multiculturalista que esteja presente na educação básica e na formação dos professores.

Presidente - 432.758.182-87 - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Externo à Instituição - CELI DA COSTA SILVA BAHIA - UFPA
Interno - 1173630 - EUGENIA DA LUZ SILVA FOSTER
Notícia cadastrada em: 26/11/2020 08:51